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dc.contributor.advisor1Perdigão, Denis Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6211019088745037pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Juliana Goulart Soares do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538pt_BR
dc.contributor.referee2Lage, Mariana Luísa da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840728922760990pt_BR
dc.creatorRocha, Gabriela Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T11:52:39Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-02-17T11:52:39Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15100-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou o fenômeno do adoecimento mental entre os discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Governador Valadares, com o propósito de analisar se este representa um problema significativamente presente na vida dos estudantes. A pesquisa possui caráter exploratório, utilizando uma abordagem qualitativa, e contou como ferramenta de coleta de dados o questionário semiestruturado para guiar as entrevistas. A unidade de análise foi composta por 11 alunos, cursando entre o 3o e o 9o período, e 1 psicólogo do quadro técnico da UFJF, lotado no setor de atendimento estudantil. A análise dos dados foi realizada por meio da análise semântica das respostas apresentadas pelos entrevistados e entrevistadas. Os resultados mostraram que de fato o adoecimento mental se faz presente na universidade, pois a modalidade de horário integral, com uma grade de horários pouco flexíveis, atrelados ao nível de cobrança e exigências, sobrecarrega alguns alunos, principalmente os que vieram de escolas públicas precarizadas e, a princípio, não possuíam uma base educacional com qualidade suficiente para prepará-los para o nível de exigência de uma universidade federal. Porém, na grande maioria dos casos, quando se investiga mais a fundo, identifica-se que a origem desse adoecimento advém de fatores externos e que os discentes carregam consigo um histórico familiar ou pessoal pregresso de algum tipo de transtorno mental. Infere-se, portanto, que apesar da dificuldade de adaptação atrelada aos desafios que a vida acadêmica impõe, a principal fonte causadora de adoecimento mental na UFJF GV são os conflitos interpessoais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAdoecimento mentalpt_BR
dc.subjectVida acadêmicapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO adoecimento mental de discentes no campus da UFJF em Governador Valadarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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