https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| prisciladamascenorodrigues.pdf | 536.83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Relato de experiência: estratégias metodológicas para ensino da leitura literária na alfabetização |
| Autor(es): | Rodrigues, Priscilla Damasceno |
| Orientador: | Prado, Suzana Lima Vargas |
| Miembros Examinadores: | Magalhâes, Luciane Manera |
| Resumo: | Este relato de experiência tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas adotadas para o ensino da leitura literária junto a uma criança em fase de alfabetização. A proposta didática foi desenvolvida a partir da seleção de obras de qualidade literária pertencentes a diferentes gêneros textuais ligados ao campo artístico-literário (BRASIL, 2018). O relato de experiência discutirá os dados obtidos nos atendimentos pedagógicos quinzenais realizados nos meses de junho e julho, tendo como referência a leitura literária realizada junto com a criança, seus desenhos e os registros escritos feitos após a leitura. A análise dos dados se pautou em contribuições teóricas advindas do campo do ensino da leitura: Teresa Colomer (2007); Cecília Bajour (2012); Maria Teresa Andruetto (2012); Daniel Pennac (1993). Os resultados alcançados apontam para importância da atuação da professora- mediadora que soube selecionar obras de qualidade literária, considerando seus aspectos temático, textual, visual e o projeto gráfico, assim como elaborou chaves de leitura, visando incentivar o pensamento, a expressão e a compreensão do texto. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Literatura infantil Alfabetização Compreensão leitora |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094 |
| Fecha de publicación : | 18-ene-2023 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
