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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Elita Betania de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/9432703757983593pt_BR
dc.creatorSilva, Camila Christine Santos-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T13:21:34Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-02-15T13:21:34Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15087-
dc.description.abstractRemote emergency teaching stems from the need for continuity of classes at public and private schools and universities in Brazil and around the world, paralyzed by distancing measures during the pandemic caused by the new coronavirus/COVID-19. In this bias, this work presents an account of the author's experiences, experiencing disciplines taught through information and communication technologies (ICT). Observations and impressions are recorded, followed by qualitative analysis. Therefore, many problems of adaptation, processing, accessibility and adequacy of the face-to-face reality to this model of information transfer for pedagogical purposes were observed. However, despite these challenges, given the difficulties encountered and the effectiveness and execution of the teaching process, remote teaching facilitated the communication of several physically distant people, the personal and professional development of those involved.pt_BR
dc.description.resumoO ensino remoto emergencial decorre da compreensão de autoridades e organizações sobre a necessidade de continuidade das aulas de escolas e universidades públicas e privadas no Brasil e no mundo, paralisadas pelas medidas de distanciamento durante a pandemia causada pelo novo coronavírus/COVID-19. Nesse viés, este trabalho apresenta um relato de experiências da autora, vivenciando disciplinas ministradas por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Observações e impressões são registradas, seguidas de análise qualitativa. Por isso, observou-se muitos problemas de adaptação, processamento, acessibilidade e adequação da realidade presencial a esse modelo de transferência de informações para fins pedagógicos. Porém, apesar desses desafios, diante das dificuldades encontradas e da efetividade e execução do processo de ensino, o ensino remoto facilitou a comunicação de diversas pessoas distantes fisicamente, o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectUniversidades públicaspt_BR
dc.subjectTecnologias da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da comunicaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectRemote emergencypt_BR
dc.subjectTeaching Public universitiespt_BR
dc.subjectInformation technologiespt_BR
dc.subjectCommunication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAs abordagens ideopolíticas acerca dos desafios e das perspectivas das universidades em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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