https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| fernandadossantossilva.pdf | 261.82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | As contribuições da leitura literária no processo de letramento | 
| Autor(es): | Silva, Fernanda dos Santos | 
| Primeiro Orientador: | Andrade, Guilherme Trópia Barreto | 
| Membro da banca: | Reis, Andréia Rezende Garcia | 
| Resumo: | A leitura literária é considerada por muitos pesquisadores e educadores como um recurso importante no processo de escolarização, colaborando para uma formação crítica, para o desenvolvimento e estimulando a criatividade, a imaginação e a contextualização dos educandos. A presente pesquisa do tipo qualitativa, se trata de um levantamento bibliográfico, onde se realizou uma revisão de literatura e buscou descobrir o que dizem as publicações mais recentes em relação à questão da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais no processo do letramento. As publicações foram analisadas buscando o que trazem em comum e no que se divergem, fazendo um diálogo em relação aos aspectos da discussão acerca das perspectivas de letramento e da leitura literária. Os principais resultados obtidos a partir das publicações analisadas apontam que a leitura literária deve ser praticada com as crianças mesmo quando não estão alfabetizadas, inclusive nos berçários, pois tal prática é de extrema importância para a formação do sujeito e contextualização em relação a si mesmo e ao mundo. Também se constatou que a leitura literária contribui para a promoção do letramento literário quando esta é utilizada de forma planejada. Quanto às perspectivas de letramento, a discussão apresentada na introdução desta pesquisa também aponta, assim como as autoras das produções analisadas, o letramento como a capacidade de utilizar a linguagem escrita em diversos contextos sociais e o letramento para a formação crítica e reflexiva. Porém, os autores citados na introdução da pesquisa apresentam mais perspectivas de letramento que não foram contempladas no conjunto das produções analisadas. | 
| Abstract: | - | 
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino Fundamental Letramento Leitura Literária  | 
| CNPq: | Educação | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla da Instituição: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074 | 
| Data do documento: | 12-Jul-2022 | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons
    
    
		
					