https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| fernandadossantossilva.pdf | 261.82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Title: | As contribuições da leitura literária no processo de letramento |
| Author: | Silva, Fernanda dos Santos |
| First Advisor: | Andrade, Guilherme Trópia Barreto |
| Referee Member: | Reis, Andréia Rezende Garcia |
| Resumo: | A leitura literária é considerada por muitos pesquisadores e educadores como um recurso importante no processo de escolarização, colaborando para uma formação crítica, para o desenvolvimento e estimulando a criatividade, a imaginação e a contextualização dos educandos. A presente pesquisa do tipo qualitativa, se trata de um levantamento bibliográfico, onde se realizou uma revisão de literatura e buscou descobrir o que dizem as publicações mais recentes em relação à questão da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais no processo do letramento. As publicações foram analisadas buscando o que trazem em comum e no que se divergem, fazendo um diálogo em relação aos aspectos da discussão acerca das perspectivas de letramento e da leitura literária. Os principais resultados obtidos a partir das publicações analisadas apontam que a leitura literária deve ser praticada com as crianças mesmo quando não estão alfabetizadas, inclusive nos berçários, pois tal prática é de extrema importância para a formação do sujeito e contextualização em relação a si mesmo e ao mundo. Também se constatou que a leitura literária contribui para a promoção do letramento literário quando esta é utilizada de forma planejada. Quanto às perspectivas de letramento, a discussão apresentada na introdução desta pesquisa também aponta, assim como as autoras das produções analisadas, o letramento como a capacidade de utilizar a linguagem escrita em diversos contextos sociais e o letramento para a formação crítica e reflexiva. Porém, os autores citados na introdução da pesquisa apresentam mais perspectivas de letramento que não foram contempladas no conjunto das produções analisadas. |
| Abstract: | - |
| Keywords: | Educação infantil Ensino Fundamental Letramento Leitura Literária |
| CNPq: | Educação |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15074 |
| Issue Date: | 12-Jul-2022 |
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License
