https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| alexiasilvafernandes.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Formação docente por meio do Youtube: a preparação dos professores para lidarem com as novas demandas do ensino remoto emergencial (ERE) | 
| Author: | Fernandes, Alexia Silva | 
| First Advisor: | Martins, Elita Betania de Andrade | 
| Referee Member: | Rodrigues, Rubens Luiz | 
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal compreender como foi o processo de busca de formação docente durante o período de pandemia, buscando responder a questão que originou através da minha participação do grupo de pesquisa GESE: “O Youtube foi utilizado como espaço de formação para os professores lidarem com as novas demandas do Ensino Remoto Emergencial (ERE)?”. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa documental realizada por meio de um levantamento de vídeos mais visualizados dentro da plataforma do Youtube, esses vídeos são os tutoriais mais visualizados voltados para a prática docente, demonstrando o quanto essa tecnologia influenciou o cotidiano desses professores. Ademais, a influência das tecnologias apresentou uma série de aplicativos que estavam ligados a Coalizão da Unesco que proporcionaram a adequação das escolas por meio de criação de salas de aulas virtuais e videoconferência, isso demonstra o processo de privatização da escola e também a promoção da desigualdade em nossa sociedade por meio da implementação do ensino remoto com o viés de cumprir o calendário escolar no ano de 2020. Por fim, diante desse processo de busca realizado pelos professores, a obtenção dos resultados dessa pesquisa demonstrou a ausência de condições de trabalho que muitos docentes enfrentaram e principalmente a precarização do trabalho docente já que muitos não obtiveram suporte da escola e precisaram buscar um meio de formação rápido. Esse processo enfatizou ainda mais a implementação do Youtube nas práticas dos professores e ainda mais conteúdos relacionados a formação/capacitação. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Formação docente Tutoriais Pandemia  | 
| CNPq: | Educação | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059 | 
| Issue Date: | 18-Jan-2023 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
This item is licensed under a Creative Commons License
    
    
		
					