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Type: Tese
Title: Essays on asymmetric price transmission of international shocks in Brazil
Author: Lourenço, Lucas dos Santos
First Advisor: Vasconcelos, Claudio Roberto Fóffano
Co-Advisor: Ferreira, Mauro Sayar
Referee Member: Betarelli Junior, Admir Antonio
Referee Member: Zanini, Alexandre
Referee Member: Vieira, Flavio Vilela
Referee Member: Souza, Michel Cândido de
Resumo: Essa tese apresenta dois ensaios sobre transmissões assimétricas de preços internacionais na economia brasileira. Eles se inspiram tanto na intuição popular quanto na percepção dentro da profissão de que ajustes nos preços podem ser maiores quando positivos. No primeiro ensaio, investiga-se a assimetria do pass-through da taxa de câmbio para índices domésticos de preços. O trabalho procura avançar no campo metodológico ao trazer estimativas utilizando diferentes métodos. Particularmente, procura-se investigar se há relevante diferença entre estimativas utilizando parâmetros de regressões simples e funções de impulso-resposta em sistemas de equações. Os resultados indicam que tanto o grau de pass-through da taxa de câmbio quanto a sua assimetria podem variar a depender da escolha metodológica. Não obstante, demonstra-se que o repasse para o índice de preço ao consumidor apresenta sinais de assimetria para uma gama de modelos. Em sua decomposição, os chamados preços administrados também possuem repasse mais alto para as depreciações do que aqueles tidos como livres. No segundo ensaio, estuda-se a assimetria do repasse de preços internacionais para o preço cobrado nas refinarias da Petrobrás. O trabalho se motiva na alegação por parte da companhia que os reajustes nos preços da gasolina e do diesel seguiriam vis-à-vis os fundamentos internacionais - a saber: preços internacionais dos combustíveis, preço do barril do petróleo e taxa nominal de câmbio. A evidência obtida em uma gama de modelos aponta sinal de assimetria positiva na transmissão de choques internacionais para a gasolina entre julho de 2018 e junho de 2019. Por outro lado, a política de preços para o diesel se mostrou simétrica na maior parte dos casos. Quando assimetrias foram detectadas, elas foram negativas, indicando que decréscimos nos preços internacionais estavam sendo repassados mais facilmente. Tais resultados sugerem que a companhia possui maior liberdade em exercer assimetria positiva de preços no mercado da gasolina. Uma possível hipótese que os justificam parte da utilização de poder de mercado por parte da companhia para manter um preço acima de seu nível de equilíbrio.
Abstract: This thesis introduces two essays on the asymmetric transmission of international prices in the Brazilian economy. They are inspired by both society’s intuition and academic perception that price adjustment could be higher when they are positive. The first essay investigates the exchange rate pass-through (ERPT) to domestic prices. The work seeks to advance in the methodological field by bringing estimates drawn from different methods. Notably, we investigate if there are significant differences between slope-based parameters in simple regression models and dynamic impulse response functions obtained in system methods. Results indicate that the degree of ERPT and its asymmetry can vary on the methodological choice. Nonetheless, we demonstrate that the ERPT for consumer prices shows positive asymmetry for various models. In its decomposition, the prices said to be “administered” also have a more significant pass-through for depreciations. In the second essay, we study the asymmetric pass-through of international prices to wholesale fuel prices in Brazil. The motivation lies in the allegation of the country’s leading refining company that adjustments in fuel prices would follow international prices, like fuel, oil, and currency. The evidence gathered in a bunch of estimates shows signs of positive asymmetry in the transmission of global shocks to gasoline prices from July 2018 to June 2019. On the other hand, the price policy for diesel showed to be symmetric most of the time. When asymmetry was found, it was negative, meaning that decreases in international prices were being passed through more quickly, although this evidence is not constant across time and models. These findings suggest that the company might have more leeway to exert positive price asymmetry in the gasoline market. We hypothesise that the company could utilise its massive market power to keep prices above their equilibrium level
Keywords: Pass-throug cambial
Assimetria
Inflação
Mercado de combustíveis
Exchange rate pass-through
Asymmetry
Inflation
Fuel market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: eng
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Program: Programa de Pós-graduação em Economia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14979
Issue Date: 21-Sep-2022
Appears in Collections:Doutorado em Economia (Teses)



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