Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14967
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcospereiralimajunior.pdfPDF/A2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Percepções de professores e alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem em matemática no nível médio: estudo de caso da EEFM José Bezerra de Menezes - Fortaleza/CE
Author: Lima Junior, Marcos Pereira
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Menezes, Marcus Bessa de
Referee Member: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas e Avaliação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e se propõe a verificar a causa dos alunos do 3° ano do Nível Médio da Escola de Ensino Fundametal e Médio (EEFM) José Bezerra de Menezes, escola da rede de ensino público do Estado do Ceará, virem apresentando resultados insatisfatórios quando submetidos às avaliações externas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) na disciplina Matemática, apesar do índice de aprovação apresentado na escola ser alto, com baixo índice de reprovações e evasão escolar. Contudo, na disciplina Matemática, a porcentagem de alunos que se encontram com conhecimento insuficiente no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e em situação muito crítica no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), é de quase 90%, observados em uma aplicação em série por oito anos. A escola apresenta um histórico de elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 3°ano do Ensino Médio, de 2005 a 2019. Para compreender essa situação, investigou-se a questão da aprendizagem matemática e do ensino docente. Os objetivos definidos para este estudo de caso foram: descrever o contexto da EEFM José Bezerra de Menezes com enfoque nos resultados obtidos pelos estudantes do Ensino Médio nas avaliações externas e internas e no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática; analisar o processo de gestão pedagógica voltado para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio da escola, para compreender as defasagens que são evidenciadas no baixo desempenho em Matemática nas avaliações externas; propor ações por meio das quais a gestão da escola possa contribuir, de maneira eficaz, na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia utilizada foi o uso dos questionários aos alunos das turmas de 3° anos do Ensino Médio e análise de entrevistas aos professores de Matemática que trabalham com essas respectivas turmas. Após feitas as análises dos dados obtidos no questionário e entrevista, constatou-se a dificuldade em aprendizado matemático para a qual foi criado um Quadro que sintetiza as ações a serem tomadas em eixos de análises em Formação de Professores e Dificuldades no Ensino-Aprendizagem em Matemática. As ações contidas nos eixos de análises deram origem ao Plano de Ação Educacional (PAE) com estratégias pedagógicas que auxiliam os docentes no seu importante papel no processo de ensinar a Matemática, e os alunos no seu aprendizado a ser usado plenamente em todos os aspectos da sua vida.
Abstract: The present work was developed in the context of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Policies and Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and it proposes to verify the cause of the students of the 3rd year of high school at EEFM José Bezerra de Menezes, a public school in the state of Ceará, have been showing unsatisfactory results when submitted to external evaluations carried out by Inep and Seduc-CE in the Mathematics subject, despite the approval rate presented in the school is high, with a low rate of failure and school dropout. However, in the mathematics subject, the percentage of students with insufficient knowledge (Saeb), and in a very critical situation (Spaece), is almost 90%, observed in a series application for 8 years. The school has a history of elevation in the Ideb of the 3rd year of the EM, from 2005 to 2019. To understand this situation, the issue of mathematical learning and teaching was investigated. The objectives defined for this case study were: to describe the context of the EEFM José Bezerra de Menezes, focusing on the results obtained by high school students in external and internal assessments and in the teaching-learning process of the Mathematics subject; to analyze the pedagogical management process aimed at teaching and learning mathematics in the school's high school to understand the gaps that are evidenced in the low performance in mathematics in external assessments; propose actions through which school management can effectively contribute to improving the teaching and learning process of mathematics. For the development of the research, the methodology used was the use of questionnaires to students of the 3rd year high school classes and analysis of interviews with Mathematics teachers who work with these respective classes. After analyzing the data obtained in the questionnaire and interview, the difficulty in mathematical learning was verified, for which a table was created that summarizes the actions to be taken in axes of analysis in Teacher Training and Difficulties in Teaching-Learning in Mathematics. The actions contained in the axes of analysis gave rise to the Educational Action Plan (PAE) with pedagogical strategies that help teachers in their important role in the process of teaching Mathematics, and students in their learning to be used fully in all aspects of mathematics your life.
Keywords: Aprendizagem em matemática
Ensino em matemática
Avaliações de matemática
Learning in mathematics
Teaching in mathematics
Mathematics assessments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14967
Issue Date: 5-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons