https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14943
File | Description | Size | Format | |
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tyronedossantos.pdf | PDF/A | 3.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Christofoletti, Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3101885496629084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Olender, Marcos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5457900499783356 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Pricila Enrique | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Santos, Tyrone dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8241583511839501 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T11:06:33Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20 | - |
dc.date.available | 2023-01-20T11:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14943 | - |
dc.description.abstract | Le présent travail a pour point de départ la recherche d'une compréhension de la façon dont Aldeia Manga se voit aujourd'hui : perceptions du temps présent, entre passé et futur. À travers les questions suivantes : pourquoi les peuples autochtones ? Qui sont les Karipunas du village Manga ? Et quelles sont les ruptures et les permanences vécues dans le village Manga ? Autre question dans le même ordre d'idées, pourquoi sont-ils encore considérés comme des « Indiens », après tout ce temps passé. Par conséquent, le thème respectif des peuples autochtones se concentre sur l'ethnie autochtone du peuple Karipuna (situé au nord d'Amapá, à la frontière avec la Guyane française), en particulier Aldeia Manga, une famille qui a longtemps gardé vivants leurs histoires et leurs souvenirs à travers leur médiation et leur ethnogenèse en tant que peuple autochtone face aux transformations qui arrivaient dans leurs cultures, traditions et coutumes, nous cherchons à examiner le droit historique des soi-disant "Indiens restants", une intervention dans leurs cosmologies et cosmogonies | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como ponto de partida a busca pela compreensão de como a Aldeia Manga se vê hoje: percepções do tempo presente, entre o passado e o futuro. Mediante as seguintes perguntas: por que povos Indígenas? Quem são os Karipunas da aldeia Manga? E quais são as rupturas e permanências vividas na aldeia Manga? Outra questão na mesma linha de raciocínio, por que ainda são visto como “índios”, depois de todo esse tempo transcorrido. Sendo assim, o respectivo tema povos indígena, tem como foco a etnia indígena do povo Karipuna (localizada no norte do Amapá na fronteira com a Guiana Francesa), de modo especial à Aldeia Manga, família essa que por muito tempos matem viva suas histórias e memórias por meio de sua mediação e sua etnogênese como povo indígena diante das transformações que foram chegando nas suas culturas, tradições e costumes busca-se examinar o direito histórico dos ditos “índios remanescentes”, intervenção essa em suas cosmologias e cosmogonias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aldeia Manga | pt_BR |
dc.subject | Povo-Indígena-Karipuna | pt_BR |
dc.subject | Memória-história | pt_BR |
dc.subject | Mediação-etnogênese | pt_BR |
dc.subject | Manga Village | pt_BR |
dc.subject | Peuple autochtone-Karipuna | pt_BR |
dc.subject | Mémoire-histoire | pt_BR |
dc.subject | Médiation-erthnogenèse | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Aldeia Manga: percepções do tempo presente entre o passado e o futuro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História (Dissertações) |
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