Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karolinepinheiroferreiradacosta.pdf450.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nádia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Nathalia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.creatorCosta, Karoline Pinheiro Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163678975136875pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-16T10:36:50Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-16T10:36:50Z-
dc.date.issued2023-01-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863-
dc.description.abstractWith the emergence of new technologies there was a change in competition, simply put, before it corresponded to competition between businesses in the same territory, and now it has become global. Also, there was a change in consumer behavior, which started to adopt new habits. In this context, the objective of this work is to analyze the Digital Transformation process at Lojas Renner, observing the main strategies adopted by the company in recent years, in addition to the effects of this transformation on the company's results based on its financial indicators. To this end, the main aspects of the company's Digital Transformation were analyzed through exploratory research based on document analysis. As a result, some points were identified that suggest a relationship between financial and operational results with Renner's digital transformation process, such as the accelerated growth of e- commerce, a significant increase in the representativeness of gross sales of digital goods in total sales, change in the role of physical stores and the evolution of EBITDA. It is also possible to deduce that factors such as the culture of enchantment involving customers and employees, investment in technology, and its omnichannel strategy, contributed to the success of the digital transformation in the company. The work brings contributions such as providing a broader view for fashion retail companies that wish to start the digital transformation process, and also for the development of studies on the subject.pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectVarejo de modapt_BR
dc.subjectIndicadores financeirospt_BR
dc.subjectDigital transformationpt_BR
dc.subjectFashion retailpt_BR
dc.subjectFinancial indicatorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleTransformação digital: estudo de caso da Lojas Rennerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons