Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karolinepinheiroferreiradacosta.pdf450.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
Autor(es): Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
Orientador: Carvalho, Nádia
Miembros Examinadores: Moreira, Nathalia Carvalho
Miembros Examinadores: Corrêa, Stela Cristina Hott
Resumo: Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.
Resumen : With the emergence of new technologies there was a change in competition, simply put, before it corresponded to competition between businesses in the same territory, and now it has become global. Also, there was a change in consumer behavior, which started to adopt new habits. In this context, the objective of this work is to analyze the Digital Transformation process at Lojas Renner, observing the main strategies adopted by the company in recent years, in addition to the effects of this transformation on the company's results based on its financial indicators. To this end, the main aspects of the company's Digital Transformation were analyzed through exploratory research based on document analysis. As a result, some points were identified that suggest a relationship between financial and operational results with Renner's digital transformation process, such as the accelerated growth of e- commerce, a significant increase in the representativeness of gross sales of digital goods in total sales, change in the role of physical stores and the evolution of EBITDA. It is also possible to deduce that factors such as the culture of enchantment involving customers and employees, investment in technology, and its omnichannel strategy, contributed to the success of the digital transformation in the company. The work brings contributions such as providing a broader view for fashion retail companies that wish to start the digital transformation process, and also for the development of studies on the subject.
Palabras clave : Transformação digital
Varejo de moda
Indicadores financeiros
Digital transformation
Fashion retail
Financial indicators
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
Fecha de publicación : 6-ene-2023
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons