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Clase: Tese
Título : “Cérebros” brasileiros pelo mundo: mobilidade acadêmica, carreiras científicas e internacionalização da ciência nacional
Autor(es): Azevedo, Leonardo Francisco de
Orientador: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Silva, Ana Maria Alves Carneiro da
Miembros Examinadores: Lima, Antônio Carlos de Souza
Miembros Examinadores: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Miembros Examinadores: Silva, Thais França da
Resumo: O objetivo desta tese é investigar a mobilidade acadêmica internacional de pesquisadores brasileiros através do programa de financiamento para o doutorado pleno do exterior de uma agência pública nacional de fomento à pesquisa. Analisei historicamente a construção dessa política e, a partir do recorte temporal de 1999 a 2014, observei o perfil dos atores e atrizes que realizaram o doutorado no exterior, bem como analisei a experiência de alguns deles através de entrevistas semiestruturadas. Considerando que há atualmente no Brasil um sistema consolidado de pesquisa e pós-graduação, busquei compreender as razões que levaram estas pessoas a irem para o exterior realizar parte de sua formação no período recente; bem como apreender a experiência de morar em outro país e cursar outra universidade, considerando os diferentes desafios de mediação e adaptação presentes nesse processo; para, por fim, analisar o processo do retorno - como é voltar ao Brasil e/ou construir uma carreira no exterior tendo feito parte importante de sua formação em outro país. Os resultados mostraram que, apesar das particularidades que constituem cada experiência, há algumas regularidades que nos auxiliam a melhor compreender este fenômeno: a existência de uma rede já constituída, sobretudo por professores e orientadores brasileiros, facilita a construção de um projeto de formação que tem como perspectiva o doutorado no exterior; ambientes altamente internacionalizados nas instituições estrangeiras facilitam a experiência no exterior, apesar de preconceitos e representações sobre o Brasil estarem presentes; e a ausência de políticas consolidadas no retorno dificulta o processo de inserção profissional no país de origem. Conhecer a experiência destes pesquisadores e pesquisadoras nos auxilia a melhor compreender o atual cenário de intensificação da mobilidade internacional de pessoas altamente qualificadas, recorrentemente classificadas por diferentes termos, como fuga de cérebros, circulação de cérebros ou diáspora científica, mas pouco analisada em termos qualitativos, objetivo da presente investigação.
Resumen : The aim of this study is to investigate the international academic mobility of Brazilian researchers sponsored by the public funding program for a full doctorate abroad. I analyzed the construction of this policy historically, and, considering the time frame from 1999 to 2014, I observed the profile of the subjects who carried out their PhD abroad, investigating the experience of some of them through semi-structured interviews. Taking into consideration that there is currently a consolidated system of research and postgraduate studies in Brazil, I sought to understand the reasons that led these subjects to carry out part of their training abroad in recent years; and apprehend the experience of living in another country and attending another university, in view of the different challenges of mediation and adaptation that are part of this process. Finally, I carried an analysis of the return process - what it is like to return to Brazil and/or build a career abroad having done an important part of your education in another country. The results show that, despite the particularities that each individual experience present, there are some regularities that help us better understand this phenomenon: the existence of a network that has already been built, especially by Brazilian teachers and supervisors, facilitates the construction of a personal life project that includes the perspective of undertaking doctoral studies abroad; highly internationalized environments in foreign institutions facilitate the experience abroad, despite prejudices and representations about Brazil being present; and the absence of a consolidated return policy hinders the professional insertion in the country of origin. Understanding the experience from these researchers helps us better understand the current scenario of intensified international mobility of highly qualified people, recurrently referred to by different terms, such as brain drain, brain circulation or scientific diaspora, but seldomly analyzed in qualitative terms, which was the objective of the present investigation.
Palabras clave : CAPES
Doutorado pleno no exterior
Internacionalização do ensino superior
Migração qualificada
Mobilidade acadêmica internacional
CAPES
PhD abroad
Internationalization of higher education
Skilled migration
International academic mobility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00098
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14749
Fecha de publicación : 8-abr-2022
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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