https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14741
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
iagojosecardosototi.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Os desafios para a transferência de tecnologia das universidades e institutos federais em Minas Gerais: a perspectiva dos gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica |
Author: | Toti, Iago Jose Cardoso |
First Advisor: | Silva, Rodrigo Oliveira da |
Referee Member: | Fonseca, Mariana Paes da |
Referee Member: | Oliveira, VirgílioCézar da Silva e |
Referee Member: | Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de |
Resumo: | Esta dissertação possui como objetivo geral a compreensão dos motivos pelos quais as universidades e institutos federais em Minas Gerais, por meio de seus NIT, não conseguem realizar plenamente os processos de transferência de tecnologia de suas respectivas instituições. O recorte do estudo abarcou 16 NIT de Minas Gerais, e para atingir o objetivo geral utilizou-se a análise de conteúdo das Políticas de Inovação e dos Planos de Desenvolvimento Institucional destas instituições, em conjunto com a técnica Delphi do tipo ranking, com os responsáveis de 13 NIT da população de interesse que aceitaram participar da pesquisa. Apoia-se no referencial teórico sobre a inovação, partindo dos estudos de Schumpeter e alcançando a atualidade nos modelos de inovação, com destaque para a participação das universidades por meio de suas três missões. Dentre os achados tem-se a lista contendo 20 obstáculos percebidos pelos gestores destas estruturas para materializarem a transferência, assim como a lista consolidada com os 11 principais obstáculos, e o nível de concordância do ranking, direcionando-o para a necessidade de mão de obra adequada e recursos financeiros para que tais estruturas consigam transferir o que é produzido nas instituições, e não tome a responsabilidade de angariar recursos básicos para manter as três missões funcionando minimamente. |
Abstract: | This dissertation has as its general objective of understanding the motivations why universities and federal institutes in Minas Gerais, through their NIT, are unable to fully carry out the technology transfer processes of their respective institutions. The scope of the study covered 16 NIT in Minas Gerais, and to achieve the general objective, the content analysis of the Innovation Policies and Institutional Development Plans of these institutions was used, with the Delphi technique of the ranking type, with those responsible of 13 NIT from the population of interest who agreed to participate in the research. It is based on the theoretical framework on innovation, starting from Schumpeter's studies and reaching the present in innovation models, emphasizing the participation of universities through their three missions. Among the findings, there is the list containing 20 obstacles perceived by the managers of these structures to materialize the transfer, and the consolidated list with the 11 main obstacles with the level of agreement of the ranking, directing it to the need for manpower adequate resources and financial resources so that such structures can transfer what is produced in the institutions, and do not take the responsibility of raising basic resources to keep the three missions functioning at a minimum. |
Keywords: | Núcleo de Inovação Tecnológica Transferência de tecnologia Inovação Technological Innovation Center Technology transfer Innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Program: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14741 |
Issue Date: | 29-Sep-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License