https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14734
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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andrezaelvirarosa.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de uma sequência didática sobre composição nutricional da merenda escolar e abordagem de doenças relacionadas aos hábitos alimentares para alunos do ensino médio em escola pública de Minas Gerais |
Autor(es): | Rosa, Andreza Elvira |
Primeiro Orientador: | Andreazzi, Ana Eliza |
Co-orientador: | Machado, Hussen |
Membro da banca: | Bizarro, Heloísa D’Avila da Silva |
Membro da banca: | Terra, Marcella Martins |
Resumo: | A alimentação é de fundamental importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo a escola essencial no processo de sensibilização dos discentes sobre os hábitos alimentares saudáveis. Identificar a composição nutricional da merenda escolar é um trabalho que auxilia no esclarecimento sobre os macronutrientes e instrui sobre os bons e maus hábitos alimentares e suas principais consequências. Portanto, desenvolver mecanismos de abordar o tema durante as aulas de Biologia se faz importante na construção do conhecimento sobre nutrientes e hábitos alimentares. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Governador Valadares, situada no município de Ubá, em Minas Gerais, com uma turma do 1o ano do Ensino Médio regular, no ano de 2021. O objetivo principal foi elaborar, testar e analisar uma sequência didática (SD) com abordagem investigativa que promova uma aprendizagem significativa da composição nutricional dos alimentos da merenda escolar. O desenvolvimento do projeto seguiu uma abordagem metodológica qualitativa de relato de experiência, e uma sequência didática sobre a análise nutricional da merenda escolar foi o produto desta pesquisa. O trabalho foi realizado durante a pandemia de covid-19 de forma presencial, seguindo as normas de distanciamento vigente, com revezamento de alunos, por isso o grande espaço de tempo entre as aulas, além de um número amostral menor de participantes. Ao longo do desenvolvimento do projeto, várias intervenções foram necessárias para concluir as etapas, além da necessidade de uma aula interdisciplinar para romper as dificuldades em matemática apresentada pelos alunos, ficando evidente a defasagem ocasionada pela pandemia. Ainda durante o desenvolvimento do projeto, os alunos decidiram não realizar algumas etapas, por dificuldade e principalmente falta de interesse, o que demonstrou a necessidade de rever as metodologias trabalhadas pós-pandemia. O marco deste trabalho foi observar o desenvolvimento dos alunos no decorrer da SD e o protagonismo diante dos desafios, ficando evidente a necessidade de abordar contextos que envolvam a alimentação, visando trabalhar a construção de hábitos saudáveis. |
Abstract: | Food is of fundamental importance for the development of children and adolescents, and the school is essential in the process of raising awareness among students about healthy eating habits. Identifying the nutritional composition of school meals is a work that helps to clarify macronutrients and good and bad eating habits and their main consequences, "so developing mechanisms to address the topic during biology classes is important in the construction of knowledge about nutrients and eating habits. The work was developed at Escola Estadual Governador Valadares, located in the city of Ubá, MG, with a class of the 1st year of regular high school, in the year 2021, with the main objective of elaborating, testing and analyzing a didactic sequence (SD) with an investigative approach that promotes significant learning about the nutritional composition of school lunch foods. The development of the project followed a qualitative methodological approach of experience reporting and a didactic sequence on the nutritional analysis of school meals was the product of this research. The work was carried out during the Covid-19 pandemic, following the current distancing rules, in person with student rotation, hence the large time gap between classes, in addition to a smaller sample number of students. Throughout the development of the project, several interventions were necessary to complete the stages, in addition to the need for an interdisciplinary class to break the difficulties in mathematics presented by the students, making evident the lag of the students caused by the pandemic. Still during the development of the project, the students decided not to carry out some steps, due to difficulty and mainly lack of interest, which demonstrated the need to review the post-pandemic methodologies worked. The landmark of this work was to observe the students' development during the didactic sequence and their protagonism in the face of challenges, making it evident the need to address contexts that involve food, aiming to work on the construction of healthy habits. |
Palavras-chave: | Nutrição Merenda escolar Cardápio Hábitos alimentares Pandemia Metodologias ativas Nutrition School lunch menu Eating habits Pandemic Active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14734 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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