Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14722
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lilianedepaivapimentelmota.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A formação continuada docente e a cultura digital no contexto pandêmico da Covid-19: os desafios do professor coordenador de área
Autor(es): Mota, Liliane de Paiva Pimentel
Primeiro Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Membro da banca: Ferreira, Marcello
Membro da banca: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão apresentado teve como objetivo geral investigar a percepção dos professores da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT) de uma escola pública de ensino regular, do Estado do Ceará, acerca da formação continuada realizada na escola. Como objetivos específicos, temos: i) analisar a fala dos professores acerca da formação continuada docente realizada na escola; ii) verificar a percepção acerca da cultura digital e os desdobramentos advindos da situação pandêmica Covid-19 durante o biênio 2020-2021; e iii) propor, como Plano de Ação Educacional (PAE), mudanças demandadas na formação continuada docente, diante do contexto identificado e analisado. Sob tal perspectiva, a partir do estudo analítico, foi proposto um plano de ação, tendo como premissa o aprimoramento da formação continuada docente realizada na escola, alinhada ao uso das tecnologias digitais. Por conseguinte, tendo por fulcro as análises realizadas, foram elencadas ações, subsidiadas em aspectos formativos e relacionadas à cultura digital em seus dispositivos tecnológicos em rede. Este trabalho teve como fundamento estudiosos como Paulo Freire (1996) e Antonio Nóvoa (1992; 1995; 2002; 2009; 2019), que abordam aspectos relacionados à educação e à formação inicial e continuada docente com ênfase crítica e práxis transformadora; Bruno e Couto (2019), Bruno, Pesce e Bartolomeu (2012), Pimentel e Fuks (2011) Pimentel (2018), Sampaio e Bonilla (2014), Santos (2009; 2019), Santaella (2013a; 2013b) e Silva (2012), que tratam das possibilidades educacionais advindas da cultura digital; e Serres (1996; 2013), que coaduna a revolução tecnológica e digital com os seus reflexos na atualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, natureza aplicada, objetivo exploratório e procedimentos de pesquisa documental combinados com estudo de caso. Relativamente à coleta e à análise de dados, foram realizadas pesquisas documentais, aplicação de questionário, bem como duas rodas de conversa com onze docentes da área LCT da escola em tela. Finalizado o processo de análise dos dados construídos, a pesquisa apresenta, como aplicação educacional, uma proposta de intervenção com a perspectiva de auxiliar na condução da formação continuada docente contextualizada nas condições socioeconômicas e culturais da escola, sob o prisma da cultura digital e de práticas estratégicas e cooperativas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case presented had as general objective to investigate the perception of teachers in the Area of Languages, Codes and Technologies (LCT) of a public school of regular education, in the State of Ceará, about the continuing education carried out in the school. As specific objectives, we have: i) to analyze the speech of the teachers about the continuing teacher education carried out in the school; ii) verify the perception of digital culture and the developments arising from the Covid-19 pandemic situation during the 2020-2021 biennium; and iii) propose, as an Educational Action Plan (PAE), changes demanded in continuing teacher education, given the identified and analyzed context. From this perspective, based on the analytical study, an action plan was proposed, having as a premise the improvement of continuing teacher education carried out at the school, in line with the use of digital technologies. Therefore, based on the analyzes carried out, actions were listed, subsidized in formative aspects and related to digital culture in their networked technological devices. This work was based on scholars such as Paulo Freire (1996) and Antonio Nóvoa (1992; 1995; 2002; 2009; 2019), who address aspects related to education and initial and continuing teacher training with a critical emphasis and transformative praxis; Bruno and Couto (2019), Bruno, Pesce and Bartolomeu (2012), Pimentel and Fuks (2011) Pimentel (2018), Sampaio and Bonilla (2014), Santos (2009; 2019), Santaella (2013a; 2013b) and Silva ( 2012), which deal with the educational possibilities arising from digital culture; and Serres (1996; 2013), who combine the technological and digital revolution with its reflexes today. The methodology used was research with a qualitative approach, applied nature, exploratory objective and documental research procedures combined with a case study. Regarding data collection and analysis, documentary research was carried out, a questionnaire was applied, as well as two conversation circles with eleven teachers from the LCT area of the school in question. Once the process of analysis of the constructed data is completed, the research presents, as an educational application, an intervention proposal with the perspective of helping in the conduct of continuing teacher education contextualized in the socioeconomic and cultural condit
Palavras-chave: Professor coordenador de área
Formação continuada docente
Cultura digital
Docências durante a Covid-19
Area coordinator professor
Continuing training teacher
Digital culture
Teaching during Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14722
Data do documento: 14-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons