https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14680
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pandelafigueiredosantos.pdf | 7.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Botânica no ensino médio: uso de sequência didática na prática docente |
Autor(es): | Santos, Pândela Figueiredo |
Primeiro Orientador: | Somavilla, Nádia Sílvia |
Membro da banca: | Faria, Ana Paula Gelli de |
Membro da banca: | Añez, Rogério Benedito da Silva |
Resumo: | As escolas recebem cada vez mais um público diversificado, tanto na sua origem quanto no aprendizado, tornando as dificuldades de aprendizagem maiores, fazendo-se necessário buscar procedimentos capazes de auxiliar o processo pedagógico. Na literatura, observamos que indivíduos aprendem com base na significação de conceitos, na qual aprender com base nas preconcepções auxilia no melhor entendimento e contextualização dos conteúdos. Assim, foi proposta uma sequência didática que trabalhasse o ambiente, considerando o papel ecológico e social das plantas. O objetivo foi auxiliar na contemplação e observação das plantas como seres vivos complexos e pertencentes a um ecossistema. Criaram-se momentos que utilizaram os pressupostas da aprendizagem significativa, assim como o ensino por investigação e a mediação por parte da professora. Em um primeiro momento de introdução e compreensão de subsurçores, percebeu-se que os alunos apresentavam incompreensões sobre a participação do ser humano como espécie e pertencente à uma linhagem evolutiva associada aos diversos animais existentes. Nessa prática, os alunos foram convidados a observar um ambiente natural presente no pátio da escola e fazer registros fotográficos das plantas nesse ambiente. Estes deveriam registrar essas observações através de desenhos dos órgãos aéreos de alguma planta que lhe tenha chamado a atenção. Os alunos também formaram grupos e compartilharam as fotografias e desenhos, sendo estimulados a formular uma dúvida ou curiosidade, ligando suas observações e conhecimentos prévios, que foi sujeita à pesquisa na internet e, os dados obtidos, compartilhados com aos demais colegas. Ao final, os alunos construíram uma representação ou modelo de ambiente natural a partir de todo o aprendizado que adquiriram ao longo da sequência didática. Após a aplicação da sequência didática, percebeu-se uma melhor participação, interação e socialização entre os alunos, o que se torna importante após o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19. |
Abstract: | Schools increasingly receive a diverse audience, both in origin and in learning, making learning difficulties greater, and making it necessary to seek procedures capable of assisting the pedagogical process. In the literature, we observed that individuals learn based on the meaning of concepts, in which learning based on preconceptions helps to better understand and contextualize the contents. Thus, a didactic sequence was proposed, one that worked the environment, considering the ecological and social role of plants. The objective was to assist in the contemplation and observation of plants as complex living beings belonging to an ecosystem. Moments were created to use the assumptions of meaningful learning, as well as teaching by investigation and mediation by the teacher. In a first moment of introduction and understanding of subsumers, it was noticed that the students had misunderstandings about the participation of the human being as a species and belonging to an evolutionary lineage associated with the various existing animals. In this practice, students were invited to observe a natural environment present in the schoolyard and make photographic records of the plants in that environment. They should record the observations through drawings of aerial organs of some plant that had caught their attention. Students also formed groups and shared photographs and drawings, and they were encouraged to formulate a question or a curiosity, linking their observations and previous knowledge, which was subject to internet research and, the data obtained, shared with other colleagues. In the end, the students built a representation or model of the natural environment from all the learning they acquired throughout the didactic sequence. After the application of the didactic sequence, a better participation, interaction and socialization among students was noticed, which becomes important after emergency remote teaching during the Covid-19 pandemic. |
Palavras-chave: | Turmas heterogêneas Ensino de biologia Aprendizagem significativa Heterogeneous classes Biology teaching Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00257 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14680 |
Data do documento: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons