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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de ensino para o ciclo de Krebs: construção e avaliação de jogo didático
Autor(es): Vieira, Géssika Mendes
Primeiro Orientador: Machado, Carla da Silva
Membro da banca: Perin, Luísa Helena
Membro da banca: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Resumo: O ensino de Biologia é dinâmico e investigativo. Desta forma, aulas expositivas baseadas na transmissão do conhecimento não se mostram muito atrativas. Os conteúdos relativos à temática da Bioquímica, de alta complexidade, são de difícil assimilação quando aplicadas as metodologias tradicionais de ensino. A utilização de jogos didáticos como estratégia ativa tem o potencial de proporcionar ao estudante uma aprendizagem significativa. O presente trabalho teve o objetivo de construir um jogo didático sobre o ciclo de Krebs, e avaliar o processo de aprendizagem no primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Vargem Alegre, Minas Gerais, Brasil. O jogo didático foi construído pela professora-autora, a partir de materiais simples e de fácil acesso. O estudo foi conduzido em três etapas, baseandose na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs). A primeira etapa consistiu na problematização inicial do tema, com utilização de roda de conversa para exposição do ciclo de Krebs em situações reais e do dia a dia. A segunda etapa, que envolveu a organização do conhecimento, consistiu na realização da atividade diagnóstica 1, e a terceira etapa, de aplicação dos conhecimentos, foi desenvolvida com a aplicação do jogo didático previamente construído e a realização da atividade diagnóstica 2. Após o desenvolvimento dos 3 MPs, um questionário sobre a aprendizagem por meio de jogos foi aplicado aos estudantes e um guia didático direcionado aos professores foi produzido pela professora-autora. Qualitativamente, as análises de observação e percepção da professora-autora mostraram que o jogo didático é uma ferramenta promissora para o ensino do Ciclo de Krebs. A avaliação quantitativa do desempenho dos alunos no conteúdo do Ciclo de Krebs antes e após a aplicação do jogo didático não demonstrou-se significativa após análise estatística. Em conclusão, o jogo didatico apresentou-se como ferramenta promissora nas análises qualitativas de observação da professora-autora, e na avaliação quantitativa do processo de aprendizagem antes e após a a sua aplicação, não mostrou diferença estatística significativa.
Abstract: Biology teaching is dynamic and investigative. In this way, lectures based on the transmission of knowledge are not very attractive. The contents related to the subject of Biochemistry, of high complexity, are difficult to assimilate when applied to traditional teaching methodologies. The use of didactic games as an active strategy has the potential to provide the student with meaningful learning. The present work aimed to build a didactic game about the Krebs cycle, and to evaluate the learning process in the first year of high school at a state public school in the municipality of Vargem Alegre, Minas Gerais, Brazil. The didactic game was built by the teacher-author, from simple and easily accessible materials. The study was conducted in three stages, based on the methodology of the Three Pedagogical Moments (3 MPs). The first stage consisted of the initial problematization of the theme, using a conversation circle to expose the Krebs cycle in real and day-to-day situations. The second stage, which involved the organization of knowledge, consisted of performing diagnostic activity 1, and the third stage, of applying knowledge, was developed with the application of the previously built didactic game and the performance of diagnostic activity 2. After the development of the 3 MPs, a questionnaire on learning through games was applied to students and a didactic guide aimed at teachers was produced by the teacher-author. Qualitatively, the analysis of observation and perception of the teacher-author showed that the didactic game is a promising tool for teaching the Krebs Cycle. The quantitative assessment of students' performance in the content of the Krebs Cycle before and after the application of the didactic game did not prove to be significant after statistical analysis. In conclusion, the didactic game presented itself as a promising tool in the qualitative analysis of observation of the teacher-author, and in the quantitative evaluation of the learning process before and after its application, it did not show a statistically significant difference
Palavras-chave: Ciclo de Krebs
Ensino de biologia
Jogo didático
Metodologias ativas
Krebs cycle
Biology teaching
Didactic game
Active methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00253
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14669
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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