https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14579
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marcosandersonferreiradasilva.pdf | 2.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso da bioinformática como ferramenta de ensino em biologia |
Autor(es): | Silva, Marcos Anderson Ferreira da |
Primeiro Orientador: | Antunes, João Eustáquio |
Membro da banca: | Assis, Fernanda Henrique Lyra de |
Membro da banca: | Assis, Fernanda Souza de Oliveira |
Resumo: | O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. A bioinformática tem sido uma dessas ferramentas por trazer ao aluno um aprofundamento no conhecimento das estruturas das biomoléculas. A sequência didática é uma metodologia de ensino bastante utilizada em Biologia. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por finalidade elaborar e avaliar se uma sequência didática com uso de plataformas computacionais de bioinformática seria capaz de aumentar o aprendizado dos estudantes. O estudo teve a participação de 22 alunos regularmente matriculados na primeira série do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Foi utilizada uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Para verificar a eficiência dessa metodologia, foram aplicados questionários, testes e entrevistas. Como resultado deste estudo, podemos afirmar que, para a maioria dos alunos participantes desta pesquisa, a sequência didática foi um recurso importante para o ensino de estrutura das proteínas na disciplina de biologia ministrada para estes estudantes. A sequência didática possibilitou uma melhor compreensão das estruturas das proteínas porque permitiu uma melhor visualização destas estruturas por plataformas usadas em bioinformática. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que o uso da bioinformática como ferramenta de ensino facilitou processo de ensino e aprendizagem quando se trata do conteúdo estruturas de proteínas. |
Abstract: | The use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) has been an important tool in the teaching and learning process. Bioinformatics has been one of these tools for bringing the student a deeper understanding of the structures of biomolecules. The sequence fez is a teaching methodology widely used in Biology. In this perspective, this research aimed to elaborate and evaluate whether a didactic sequence using bioinformatics computational platforms would be able to increase student learning. The study had the participation of 22 students regularly enrolled in the first year of high school at a State School in the city of Governador Valadares, Minas Gerais. An experimental, exploratory and descriptive research with a qualitative and quantitative approach was used. To verify the efficiency of this methodology, questionnaires, tests and interviews were applied. As a result of this study, we can say that, for most students participating in this research, the didactic sequence was an important resource for teaching protein structure in the biology discipline taught to these students. The didactic sequence allowed a better understanding of the protein structures because it allowed a better visualization of these structures by platforms used in bioinformatics. Therefore, the present study allowed us to conclude that the use of bioinformatics as a teaching tool facilitated the teaching and learning process when it comes to protein structures content. |
Palavras-chave: | Sequência didática Ensino de biologia Bioinformática Metodologias ativas Didactic sequence Biology teaching Bioinformatics Active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICV – Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00187 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14579 |
Data do documento: | 19-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
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