https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14578
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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nathaliaalcantaraoliveiracezana.pdf | 5.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização e análise de uma sequência didática com metodologias ativas como proposta para o ensino de genética |
Autor(es): | Cezana, Nathália Alcântara Oliveira |
Primeiro Orientador: | Silva, Maísa |
Membro da banca: | Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira |
Membro da banca: | Pádua, Bruno da Cruz |
Resumo: | Na atualidade, a genética ganhou grande notoriedade pela mídia, fazendo com que muitos dos seus termos e conceitos, como DNA e mutação, tornassem presentes no cotidiano de todos os cidadãos independentemente de possuírem ou não conhecimentos científicos. Apesar disso, o ensino tradicional expositivo do conteúdo de genética praticado na maioria das escolas de Ensino Médio não tem se mostrado uma ferramenta eficaz para levar o aluno a uma alfabetização científica plena e a uma contextualização com os assuntos atuais. Diante disso, a utilização de metodologias ativas de ensino pode representar uma importante ferramenta de mudanças desse cenário. O presente estudo foi construído visando desenvolver e analisar uma sequência didática com estratégias ativas de ensino de Genética realizada com alunos de três turmas de 3° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães na cidade de Itabela/BA. Antes e após o desenvolvimento das atividades da sequência didática, os alunos participantes da pesquisa elaboraram mapas conceituais referentes ao tema a fim de verificar o nível de conhecimento acerca dos conceitos básicos de Genética desenvolvidos com a utilização de recursos ativos. Além disso, após cada aula com metodologia ativa, os alunos responderam um questionário de usabilidade referente à atividade realizada. Levando em consideração que a escola, onde foi desenvolvida a pesquisa, funcionava com sistema híbrido de ensino (aulas presenciais e remotas) devido a pandemia da Covid-19, foi necessário a adaptação das atividades. As informações obtidas nos questionários foram analisadas qualitativamente e os dados obtidos nos mapas mentais analisados de forma quantitativa. A partir da análise dos mapas, verificamos que os mapas finais obtiveram notas estatisticamente maiores que as notas dos mapas iniciais (p>0,000001). Assim, concluímos que a utilização de métodos alternativos de ensino pode potencializar a construção do conhecimento em relação aos conceitos básicos relacionados à genética. |
Abstract: | Currently, genetics has gained great notoriety in the media, causing many of its terms and concepts, such as DNA and mutation, to become present in the daily lives of all citizens regardless of whether they have scientific knowledge or not. Despite this, the traditional expository teaching of genetics content practiced in most high schools has not proved to be an effective tool to lead the student to a full scientific literacy and a contextualization with current issues. Therefore, the use of active teaching methodologies can represent an important tool for changes in this scenario. The present study was designed to develop and analyze a didactic sequence with active genetics teaching strategies carried out with students from three classes of 3rd year of high school at Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães in the city of Itabela/BA. Before and after the development of the activities of the didactic sequence, the students participating in the research elaborated conceptual maps referring to the theme in order to verify the level of knowledge about the basic concepts of Genetics developed with the use of active resources. In addition, after each class with active methodology, students answered a usability questionnaire regarding the activity performed. Taking into account that the school, where the research was carried out, worked with a hybrid teaching system (in-person and remote classes) due to the Covid-19 pandemic, it was necessary to adapt the activities. The information obtained from the questionnaires were analyzed qualitatively and data obtained from the mental maps were analyzed quantitatively. From the analysis of the maps, we verified that the final maps obtained scores statistically higher than the scores of the initial maps (p>0.000001). Thus, we conclude that the use of alternative teaching methods can enhance the construction of knowledge in relation to basic concepts related to genetics. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas de ensino Genética Mapas conceituais Active teaching methodologies Genetics Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00180 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14578 |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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