https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14570
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carlossergioalvespereira.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Biblioteca escolar, currículo e leitura: interfaces numa escola de ensino médio no Ceará |
Autor(es): | Pereira, Carlos Sérgio Alves |
Orientador: | Dorini, Lívia Fagundes Neves |
Miembros Examinadores: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Miembros Examinadores: | Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro |
Resumo: | A presente dissertação discute as interfaces entre biblioteca escolar, currículo e leitura numa escola de ensino médio da rede pública estadual cearense. O distanciamento entre os objetivos funcionais da Biblioteca dessa Instituição e as práticas pedagógicas nela (e por ela) desenvolvidas, notadamente no que diz respeito à colaboração entre o professor bibliotecário e os demais professores de sala de aula, está na base deste Estudo. Entre as atribuições desse ambiente, destacam-se o suporte aos docentes no desenvolvimento das ações curriculares e a promoção da leitura entre os estudantes. No entanto, o que ali se tem constatado, ao longo dos últimos cinco anos, é o caráter assistemático das atividades desenvolvidas na/pela Biblioteca em relação ao currículo e o baixo percentual de estudantes que procuram, espontaneamente, o seu acervo para fins de leitura individual. Essa situação suscitou a seguinte indagação: De que maneira as atividades desenvolvidas na/pela Biblioteca da Escola pesquisada podem se relacionar, de forma mais efetiva, às práticas curriculares dessa Instituição de ensino, notadamente às voltadas à promoção da leitura? Essa questão norteadora levou ao objetivo geral de analisar como a Biblioteca em referência vem sendo integrada às ações pedagógicas da Escola pesquisada, uma vez que há, ali, um potencial subaproveitado para o planejamento/realização/avaliação de ações pedagógicas mais alinhadas ao currículo da Instituição, ações que sejam consubstanciadas em trabalho colaborativo docente. Quanto aos objetivos específicos, eles se circunscrevem a 1) descrever os desafios acerca do funcionamento da Biblioteca; 2) analisar de que forma os seus recursos humanos e materiais poderiam ser potencializados, de forma a contribuírem mais efetivamente com os processos de ensino e de aprendizagem da Escola pesquisada; e, por fim, 3) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que apresente sugestões para a melhoria da sua funcionalidade, com foco no trabalho colaborativo entre professor bibliotecário e professor de sala de aula. Contribuem para o entendimento dessa questão autores como Freire (2007), Demo (2009), Campello et al. (2013), Leite (2016) e Hargreaves (ANDY..., 2018a; 2018b; 2018c), entre outros. A metodologia de pesquisa adotada é eminentemente qualitativa e seu percurso engloba, além da necessária revisão bibliográfica, o uso de instrumentais de coleta de dados, notadamente, de rodas de conversa com os sujeitos de pesquisa. A análise dos dados coletados perpassou duas categorias teóricas - biblioteca escolar/leitura e biblioteca escolar/currículo, e, entre os resultados apurados, demonstrou-se que i) é precária a formação leitora entre os estudantes; ii) há descontentamento na maioria dos docentes da área de Linguagens e Códigos quanto à qualidade e à quantidade de suas leituras; iii) inexistem projetos coletivos voltados à formação leitora tanto dos estudantes quanto dos professores; iv) é necessária a presença do professor bibliotecário nos planejamentos pedagógicos semanais da área de LC; v) há, no grupo enfocado, potencialidade para a adoção de uma Comunidade de prática. Em vista desses achados, foram propostas cinco ações que buscaram, em suma, potencializar o uso da Biblioteca tanto em relação ao incentivo à leitura quanto à sua integração ao currículo da Instituição pesquisada. |
Resumen : | This dissertation discusses the interfaces between school library, curriculum and reading at a public high school, located in the State of Ceará. The distance between the functional objectives of this Institution’s Library and the pedagogical practices developed in it (and by it), notably with regard to the collaboration between the librarian teacher and the other classroom teachers, is the basis of this study. Among the attributions of a school library, the support to teachers in the development of curricular actions and the promotion of reading among students stand out. However, what has been observed, over the last five years, is the unsystematic nature of the activities developed in/by that Library in relation to the curriculum and the low percentage of students who spontaneously seek its collection for reading purposes. This situation raised the following question: How can the activities developed in/by this High School’s Library relate more effectively to the curricular practices of this educational Institution, notably those aimed at promoting reading? This guiding question led to the general objective of analyzing how the Library in question has been integrated into the pedagogical actions of the researched School, since there is an underused potential for planning/performing/evaluating pedagogical actions that are more in line with the Institution's curriculum, actions that are embodied in collaborative teaching work. As for the specific objectives, they are limited to 1) describing the challenges regarding the functioning of the Library; 2) analyze how its human and material resources could be leveraged, in order to contribute more effectively to the teaching and learning processes of the researched School; and, finally, 3) propose an Educational Action Plan (PAE) that presents suggestions for improving its functionality, focusing on collaborative work between librarian and classroom teachers. Authors such as Freire (2007), Demo (2009), Campello et al. (2013), Leite (2016) and Hargreaves (ANDY..., 2018a; 2018b; 2018c) contribute to the understanding of this issue. The research methodology adopted is eminently qualitative and its path encompasses, in addition to the necessary bibliographic review, the use of data collection instruments, notably, conversation circles with the research subjects. The analysis of the collected data permeated two theoretical categories - school library/reading and school library/curriculum, and, among the results obtained, it was shown that i) reading training among students is precarious; ii) in the languages department, there is discontent among most teachers regarding to the quality and quantity of their readings; iii) there are no collective projects aimed at the reading formation of both students and teachers; iv) the presence of the librarian teacher in the weekly pedagogical plans of the languages department is necessary; v) there is, in the focus group, potential for the adoption of a Community of Practice. In view of these findings, five actions were proposed that sought, in short, to enhance the use of the Library, both in terms of encouraging reading and its integration into the curriculum of the researched Institution. |
Palabras clave : | Biblioteca escolar Currículo Leitura Cooperação docente School library Reading Teaching cooperation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00170 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14570 |
Fecha de publicación : | 18-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons