Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizantoniorozendopereira.pdfPDF/A5.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Abdalla, José Gustavo Francis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007018919636001pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Stefano, Ercília de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801469731775346pt_BR
dc.contributor.referee1Portela, Thais de Bhanthumchinda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPereira, Luiz Antônio Rozendo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3972103548150738pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T15:29:45Z-
dc.date.available2022-10-25-
dc.date.available2022-10-25T15:29:45Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00181-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14563-
dc.description.abstractHowever, in the literature, there are few investigations about the use of PBL in the field of teaching architecture and urbanism. Therefore, this work aims to investigate the relevance of applying the methodology in Undergraduate Theses (TCC) in Architecture and Urbanism courses. To carry out such an investigation, the course of the Federal University of Juiz de Fora was used as a context of study. performing as a methodology, there was an exploratory work through a quantitative-qualitative survey. Through a literature review, the principles of application of PBL were raised and subsequent characterization in the practical-professional and academic context of Architecture and Urbanism were treated. After that, 180 TCCs developed over 11 years were part of the sample. With this, it was observed that PBL has a high synergy with TCC, especially when it comes to proximity to professional practice. However, although there is this consonance, it is concluded that the adoption of PBL could be expanded with the discussion regarding the obligation of the TCC to be done individually.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas têm sido um dos focos das discussões sobre o ensino, e a aprendizagem baseada em problemas (PBL) faz parte desse contexto. Porém, na literatura observa-se que há poucas investigações acerca do emprego da PBL no campo do ensino da arquitetura e urbanismo. Por isso, esse trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a pertinência da aplicação da metodologia nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para realizar tal investigação, utilizou-se do curso da Universidade Federal de Juiz de Fora como contexto de estudo. Realizando como metodologia, obteve-se um trabalho exploratório por meio de um levantamento quanti-qualitativo. Através de uma revisão de literatura foram levantados os princípios de aplicação da PBL e posterior caracterização no contexto prático-profissional e acadêmico de Arquitetura e Urbanismo foram tratados. Após isso, fizeram parte da amostra 180 TCC desenvolvidos ao longo de 11 anos. Identificou-se que a PBL tem uma alta sinergia com o TCC, em especial quando se trata da proximidade com a prática profissional. Porém, embora exista essa consonância, conclui-se que a adoção da PBL poderia ser ampliada com a discussão em relação à obrigatoriedade de o TCC ser feito de maneira individualpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectArquitetura e urbanismopt_BR
dc.subjectPBLpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectUndergraduate thesespt_BR
dc.subjectArchitecture and urbanismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleA aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a sua aplicação no trabalho de conclusão de curso (TCC) da arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons