https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14551
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gabrielarodriguesgoncalves.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de botânica com a elaboração de um blog como ferramenta complementar |
Autor(es): | Gonçalves, Gabriela Rodrigues |
Orientador: | Fabri, Rodrigo Luiz |
Miembros Examinadores: | Bastos, Felipe |
Miembros Examinadores: | Mendes, Renata de Freita |
Resumo: | O ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio, tem sido marcado geralmente por resultados negativos em atividades propostas em sala de aula. São várias ashipóteses levantadas na literatura que evidenciam a deficiência deste ensino. Dentre elas destacam-se o ensino tradicional, sem aulas práticas e metodologias descontextualizadas. Pensando nesta problemática e também no cenário atual da pandemia COVID – 19 , no qual o ensino remoto tornou-se obrigatório e os estudantes encontram-se cada vez mais conectados, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento da sequência didática para a construção de um blog,usado como ferramenta complementar no ensino de Botânica para alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Levindo Coelho do Município de Ubá - MG. Este produto contou com a participação dos discentes na construção de um jardim didático virtual, contemplando fotos e características das principais espécies de cada grupo vegetal. A sequência didática e o blog foram elaborados com intuito de aproximar o cotidiano dos discentes de forma contextualizada e prática, para obter uma melhoria no apredizado sobre sobre a classificação dos seres vivos com enfoque na classificação dos vegetais, assim, tornando-os protagonistas na construção do conhecimento mediado pelo professor. Como estratégia metodológica para planejar, comparar e verificar se os objetivos foram alcançados, foram aplicados questionários diagnósticos pré e pós sequência didática que contemplam conteúdos de Botânica. Os resultados obtidos mostraram que as estratégias adotadas nas diferentes etapas da sequência didática, atuaram como facilitadoras da construção e consolidação do conhecimento do conteúdo abordado, resultando em um avanço qualitativo nas respostas sob o aspecto conceitual e compreensão de conceitos vinculados ao seu cotidiano, além de demonstrarem maior interesse, apontando curiosidades e buscando informações acerca do papel das plantas para a vida e para o ambiente. Conclui-se, portanto, que o blog pode ser uma ótima ferramenta complementar de aprendizagem para estimular a investigação e a interação dos estudantes de forma mais ativa e colaborativa, na construção de respostas e ressignificação de conteúdo, nos estudos de Botânica e de outros conteúdos e disciplinas. |
Resumen : | The teaching-learning of Botany in High School has usually been marked by negative results in proposed classroom activities. There are several hypotheses raised that evidence the deficiencyof this teaching. Among them are the traditional teaching, without practical classes and decontextualized methodologies. Thinking about this problem and also in the current Pandemic scenario, in which remote learning has become mandatory and students are increasingly connected, the present work aims to develop a didactic sequence for the construction of a blog, which will be used as a complementary tool in teaching Botany to 1st year high school students of the Senador Levindo Coelho State School in the city of Ubá - MG. This product included the participation of students in the construction of a virtual teaching garden, including photos and characteristics of the main species of each plant group. The didactic sequence and the blog were elaborated with the intention of approaching the students' daily lives in a contextualized and practical way, to obtain an improvement in the scientific knowledge about the classification of living beings with a focus on the classification of vegetables, thus making them protagonists in the construction of knowledge mediated by the teacher. As a methodological strategy to plan, compare and verify if the objectives were reached, diagnostic questionnaires were applied pre and post didactic sequence that contemplate Botany contents. The results obtained showed that the strategies adopted in the different stages of the didactic sequence acted as facilitators for the construction and consolidation of knowledge of the content addressed, resulting in a qualitative advance in the responses under the conceptual aspect and understanding of concepts linked to their daily lives, besides presenting themselves interested, pointing out curiosities and seeking information about the role of plants for life and the environment. Therefore, we conclude thatthe blog can be a great complementary learning tool to stimulate the investigation and interaction of students in a more active and collaborative way, in the construction of answersand resignification of content in the studies of Botany. |
Palabras clave : | Botânica Blog Jardim interativo Ensino-aprendizagem Botany Blog Interactive garden Teaching-learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00164 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14551 |
Fecha de publicación : | 1-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons