https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14545
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
amandamachadodias.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estimulando o aprendizado sobre as infecções sexualmente transmissíveis no ensino médio por meio da abordagem dos três momentos pedagógicos |
Autor(es): | Dias, Amanda Machado |
Primeiro Orientador: | Domingues, André Luiz da Silva |
Membro da banca: | Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
Membro da banca: | Dalzoto, Patrícia do Rocio |
Resumo: | A escola é um dos principais ambientes no qual o aprendizado sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), os métodos contraceptivos e os demais temas relacionados à sexualidade podem ser favorecidos. Considerando as altas taxas de ocorrência de IST observadas entre os jovens e adolescentes no Brasil na atualidade, esse tema precisa ser muito bem discutido. Dessa forma, os professores precisam criar estratégias de ensino que facilitem e estimulem o aprendizado dos alunos, possibilitando reflexões sobre esses assuntos, com enfoque nas vivências dos discentes. A metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) baseia-se na perspectiva da abordagem temática e pode ser uma ferramenta de ensino útil para explorar os conteúdos sobre IST com os alunos do ensino médio. Nessa estratégia de ensino, os conhecimentos científicos são abordados através da discussão de situações significativas para os educandos. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi investigado de que forma uma sequência didática sobre o ensino das IST se apropria das perspectivas e estratégias educativas da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), contribuindo para o aprendizado dos alunos do Ensino Médio. Na sequência didática, foram utilizados vídeos, dinâmicas e simulações de casos de IST para suscitar discussões. O desenvolvimento da sequência didática propiciou a participação ativa dos estudantes em seus aprendizados, valorizou as suas concepções prévias e estimulou o desenvolvimento de conteúdos e conceitos ainda não consolidados. O produto deste Trabalho de Conclusão de Mestrado é uma sequência didática a ser publicada em meios digitais e disponibilizada para outros professores |
Abstract: | The school is one of the main environments in which learning about Sexually Transmitted Infections (STIs), contraceptives and other topics related to sexuality can be favored. Considering the high rates of occurrence of STIs observed among young people and adolescents in Brazil today, this topic should be discussed very carefully. In this way, teachers need to create teaching strategies that facilitate and stimulate student learning, enabling reflections on these issues, focusing on students' experiences. The methodology of the Three Pedagogical Moments (3PMs) is based on the perspective of the thematic approach and can be a useful teaching tool to explore the contents of STIs with high school students. In this teaching strategy, scientific knowledge is addressed through the discussion of situations that are significant for the students. The present work is characterized as a descriptive qualitative research, in which it was investigated how a didactic sequence on the teaching of STIs appropriates the perspectives and educational strategies of the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PMs), contributing to the learning of high school students. Videos, dynamics and simulations of STI cases were used in the didactic sequence to provoke discussions. The development of the didactic sequence provided the active participation of the students in their learning, valued their previous conceptions and stimulated the development of contents and concepts that had not yet been consolidated. The product of this Master's Conclusion Work is a didactic sequence to be published in digital media and made available to other teachers. |
Palavras-chave: | Infecções sexualmente transmissíveis (IST) Metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP) Ensino de biologia Sexually transmitted infections (STI) Methodology of the three pedagogical moments (3MP) Biology teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00154 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14545 |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons