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dc.contributor.advisor1Roos, Jonas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088757246032009pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Humberto Araujo Quaglio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086534580687197pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Jimmy Sudário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534543538363263pt_BR
dc.contributor.referee3Valls, Alvaro Luiz Montenegro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7155529124026737pt_BR
dc.contributor.referee4Gonçalves, Paulo Sérgio Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6264934038329902pt_BR
dc.creatorAlves, Carlos Eduardo Cavalcanti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8114329665169852pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T12:56:21Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-11T12:56:21Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00061-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14530-
dc.description.abstractThis thesis aims to present the idea that repetition is a religious category associated with faith and is present, in an incipient way, in the work that names it from its title, Repetition. Authored by the Danish thinker Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855), the production addresses the possibility of repetition as a philosophical and existential category by the pseudonym Constantin Constantius. The narrative runs through his reflections and his search for repetition in his own aesthetic experiences. Due to the failure of his endeavor, he imagines a young man as the object of his analysis and who, as a result of a love frustration, also wants repetition. Later, when the young man claimed to have found it, the publication ends by stating that he lacked the irruption of the religious, without concluding about the conditions for the possibility of repetition and its specific characteristics. To elucidate such questions regarding this category, this thesis investigate primarily the philosophical thought, the existential conditions and the questions of Constantius about repetition. Then, repetition as an existential problem of the imagined youth is analyzed in the light of the interiority shown in the face of love frustration and the expectation of a religious solution. The meaning of repetition in Kierkegaard's broader thought is identified, next, by the existential dialectic present in metaphysical concepts presented by Constantius, fundamentally as movement between eternity and temporality, and freedom and reality. Finally, repetition is conceived as a religious category due to its connections with the concepts of instant, paradox and especially faith, as present in the Kierkegaardian typology of the biblical characters Job and Abraham. It is concluded, therefore, that repetition, as a religious movement and seriousness of existence in the words of Constantius, consists of passion, the ethical-existential pathos of faith.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem por objetivo apresentar a ideia de que repetição é categoria religiosa associada à fé e está presente, de forma incipiente, na obra que o nomeia já a partir de seu título, A repetição. De autoria do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855), a produção aborda a possibilidade da repetição como categoria filosófica e existencial pelo pseudônimo Constantin Constantius. A narrativa percorre suas reflexões e sua busca pela repetição nas próprias experiências estéticas. Em decorrência do insucesso de sua empreitada, imagina um jovem como objeto de sua análise e que, como resultado de uma frustração amorosa, igualmente deseja a repetição. Posteriormente, ao alegar o jovem tê-la encontrado, a publicação termina ao afirmar que lhe faltou a irrupção do religioso, sem concluir sobre as condições de possibilidade da repetição e suas características específicas. Para elucidar tais questões a propósito desta categoria, esta tese investiga primeiramente o pensamento filosófico, as condições existenciais e as questões de Constantius a respeito da repetição. Em seguida, a repetição como problema existencial do jovem imaginado é analisada à luz da interioridade demonstrada diante da frustração amorosa e da expectativa de uma solução religiosa. O significado da repetição no pensamento mais amplo de Kierkegaard é identificado, a seguir, pela dialética existencial presente em conceitos metafísicos apresentados por Constantius, fundamentalmente como movimento entre eternidade e temporalidade, e liberdade e realidade. Por fim, a repetição é concebida como categoria religiosa por suas conexões com os conceitos de instante, paradoxo e, especialmente, fé, como presente na tipologia kierkegaardiana dos personagens bíblicos Job e Abraão. Conclui-se, assim, que repetição, como movimento religioso e seriedade da existência nas palavras de Constantius, consiste em paixão, páthos ético-existencial da fé.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.subjectExistênciapt_BR
dc.subjectCategoria religiosapt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectPaixãopt_BR
dc.subjectRepetitionpt_BR
dc.subjectExistencept_BR
dc.subjectReligious categorypt_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subjectPassionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRepetição como paixão da fé: uma abordagem a partir do pensamento de Søren Kierkegaardpt_BR
dc.typeTesept_BR
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