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Tipo: Dissertação
Título: O acompanhamento pedagógico dos professores de línguas estrangeiras no âmbito do Programa Mais Línguas da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor José Aloysio Pinto: desafios e possibilidades
Autor(es): Mendes, André Gomes Ávila
Primeiro Orientador: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação (CAEd) da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão estudado discutiu o acompanhamento pedagógico dos professores de línguas estrangeiras do Programa Mais Línguas da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor José Aloysio Pinto como elemento colaborador para seu funcionamento. Assim sendo, o caso de gestão apresentado buscou responder a seguinte questão: como a prática do ensino de línguas estrangeiras da EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto pode se beneficiar da implementação de um programa de formação continuada de professores? O objetivo geral definido para este estudo foi discutir o acompanhamento pedagógico e os encontros de formação dos professores de línguas estrangeiras na escola supracitada e propor um programa de formação continuada que possa contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes de línguas estrangeiras e que contemple as necessidades do Programa Mais Línguas. Os objetivos específicos foram: i) descrever as ações de acompanhamento pedagógico dos professores de línguas estrangeiras no Programa que já vêm ocorrendo por meio da atuação da gestão escolar e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE); ii) analisar a importância da formação continuada de professores de línguas estrangeiras como campo de pesquisa de relevância para intervenção na realidade educacional de forma ampla, aplicando essa análise no âmbito do Programa; iii) propor um programa de formação continuada de professores de línguas estrangeiras de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos na melhoria do funcionamento do Programa. Assumimos como hipótese que havia a necessidade de estruturar uma formação continuada para os professores do Programa. Essa hipótese foi traçada a partir da existência de encontros voltados para o acompanhamento pedagógico mais direcionado para a parte burocrática, e não para proporcionar uma formação continuada que colabore com o desenvolvimento profissional dos professores e com o funcionamento do Programa Mais Línguas. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica para buscar evidências para o caso de gestão e as entrevistas semiestruturadas para aprofundar o conhecimento sobre a realidade escolar e propor melhorias para o acompanhamento pedagógico dos professores de línguas estrangeiras. Como produto surgido da pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que propôs um programa de formação continuada para contemplar a formação dos professores do Programa Mais Línguas. Por meio de depoimentos dos pesquisados, foi constatada a possibilidade de o programa de formação surgido da pesquisa ser disponibilizado para os demais professores da Rede Estadual de Ensino do Ceará, dado que não existe um programa de formação continuada para professores de línguas estrangeiras na Rede.
Abstract: This dissertation was developed in Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of Public Politics and Evaluation of Education Center of Juiz de Fora Federal University. This management case study has discussed the pedagogical monitoring of foreign language teachers of More Languages Program at Monsignor José Aloysio Pinto Professional State High School (EEEP) as a collaborating element for its operation. Therefore, this management case study sook to answer the following question: how can the foreign language teaching practice at Monsignor José Aloysio Pinto EEEP benefit of the implementation of a continuing teacher education program? The general purpose of this work was to discuss the pedagogical monitoring and the foreign language teacher education meetings at above-mentioned school and propose a continuing education program that can contribute to the professional development of the foreign language teachers and fill the needs of More Languages Program. The specific purposes were: i) to describe the pedagogical monitoring actions for the foreign languages teachers of the Program that have been occurring throughout the School Management staff and State of Ceará Education Department (Seduc-CE); ii) to analyze the relevance of continuing foreign language teacher education as an important field of research in order to intervene in education reality in a wide range, applying that analysis in the More Languages Program; iii) to propose a continuing foreign language teacher education program in order to apply the constructed knowledge to the improvement of the operation of the Program. We assume as hypothesis that there was a need for structuring a continuing teacher education program for the teachers of More Language Program. That hypothesis was carried out since there were meetings whose aims were to discuss bureaucratic issues, instead of proposing a continuing teacher education program that could collaborate on the professional development of the teachers and the operation of More Languages Program. In order to achieve that, we used as methodology the qualitative research and as instruments of data collection bibliographic research to search for evidences for the management case study and semi structured interviews to deepen the knowledge of the school reality and propose improvements for the pedagogical monitoring of the foreign language teachers. As a product of the research, we elaborated an Educational Action Plan in which we proposed a continuing teacher education program for More Languages Teachers. Through the statements of the researched participants, we verified the possibility of the continuing foreign language teacher education program proposed in this research be available for other teachers of Ceará State Public Schools, considering that there is no continuing teacher education program for State Schools in Ceará
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Formação inicial de professores
Formação continuada de professores
Metodologia do ensino de línguas
Foreign languages teaching and learning
Teacher education
Continuing teacher education
Language teaching methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00215
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14525
Data do documento: 9-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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