https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14497
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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sabrinafernandespereiralopes.pdf | PDF/A | 4.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Educação, comunicação e extensão: cine sapatão e roda LesBiTrans como estratégias de socialização e transgressão de mulheres lésbicas |
Autor(es): | Lopes, Sabrina Fernandes Pereira |
Orientador: | Auad, Daniela |
Co-orientador: | Lahni, Cláudia Regina |
Miembros Examinadores: | Souza, Maria Zélia Maia de |
Miembros Examinadores: | Lopes, Érika Savernini |
Miembros Examinadores: | Silva, Zuleide Paiva da |
Miembros Examinadores: | Mendonça, Viviane Melo de |
Resumo: | A pesquisa apresentada investigou a contribuição das ações de extensão desenvolvidas num cineclube universitário, o Cine Sapatão e Roda LesBi, posteriormente denominado Roda LesBiTrans, para a promoção dos Direitos à Educação e à Comunicação de mulheres lésbicas e bissexuais. As atividades fizeram parte de um projeto do Grupo de Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos — Flores Raras — da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED-UFJF), e englobaram encontros nos quais foram exibidas e debatidas obras audiovisuais que retratam mulheres lésbicas e bissexuais. No presente estudo, tais sujeitas são compreendidas como população que ainda não tem representatividade e educação asseguradas e, assim, objetivou-se conhecer as relações das atividades de assistir e debater com a busca por direitos. Para viabilizar tal objetivo, foram conduzidas entrevistas compreensivas com cinco participantes das sessões. Os dados obtidos ao dialogar com essas mulheres sobre suas relações com a universidade, com o cinema e acerca de suas experiências com as ações de extensão foram analisados à luz de teorias feministas, de pensadoras lésbicas e a partir de obras de referência da Educação e da Comunicação. Os relatos apontam que as práticas do cineclube contribuíram para a elaboração de estratégias de socialização e transgressão que se voltam para a reivindicação de direitos no ensino superior, no cinema e em demais espaços. Compreende-se que a participação das estudantes foi relevante para a permanência daquelas que já haviam ingressado na instituição, assim como há evidências de que os eventos divulgados, realizados com apoio institucional e abertos ao público contribuem para a visibilidade lésbica, concorrendo para o fortalecimento delas na instituição e constituindo indício, para aquelas que desejam ingressar, de que existe espaço para elas na universidade. |
Resumen : | This research investigated the contribution of extension actions developed in a university film club, the Cine Sapatão and Roda LesBi, later named Roda LesBiTrans, for the promotion of the Rights to Education and Communication of lesbian and bisexual women. The activities were part of a project of the Research Group on Education, Communication and Feminisms - Flores Raras - from the Federal University of Juiz de Fora (FACED-UFJF), and included meetings in which audiovisual works that portray lesbian and bisexual women were exhibited and debated. In this study, these subjects are understood as a population that still does not have representation and education ensured, and thus, the objective was to know the relationship of the activities of watching and debating with the search for rights. To make this possible, comprehensive interviews were conducted with five participants of the sessions. The data obtained from the dialogue with these women about their relations with the university, with cinema, and about their experiences with the extension actions were analyzed in the light of feminist theories, lesbian thinkers, and works of reference from Education and Communication. The reports point out that the practices of the film club contributed to the elaboration of strategies of socialization and transgression that turn to the claiming of rights in higher education, in cinema, and in other spaces. It is understood that the participation of the students was relevant for the permanence of those who had already entered the institution, as well as there is evidence that the events disseminated, held with institutional support and open to the public, contribute to lesbian visibility, favoring the strengthening of them in the institution and constituting evidence, for those who wish to enter, that there is room for them in the university. |
Palabras clave : | Educação Comunicação Lesbianidades Bissexualidades Transexualidades Education Communication Lesbianities Bisexualities Transsexualities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00054 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14497 |
Fecha de publicación : | 24-jun-2022 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
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