Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14466
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Forechi, Ludimila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0815202432844175pt_BR
dc.contributor.referee1Zacaron, Katy Andrade Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8877281943692877pt_BR
dc.contributor.referee2Bonomo, Larissa de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7165040970220720pt_BR
dc.creatorTavares, Kíssyla Neiva Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3970955629104145pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T13:33:02Z-
dc.date.available2022-09-12-
dc.date.available2022-09-13T13:33:02Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14466-
dc.description.abstractINTRODUCTION: interprofessional education (IPE) is important to develop and acquire collaborative skills during graduation in the health area. OBJECTIVE: To investigate whether students from undergraduate health courses at UFJF are available for interprofessional learning. METHODS: a convenience sample of 255 academics enrolled in the UFJF and UFJF GV health courses answered an electronic questionnaire containing 29 questions about sociodemographic characteristics, student characteristics, and the Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS). The group's difference by the Mann-Whitney test. The significance level adopted in the study was 5% (α= 0.05). RESULTS: The RIPLS scale score ranged from a minimum value of 49 points to a maximum of 89 points, with a mean of 81 points. Students enrolled in the final periods (F) of the courses are more willing to develop collaborative skills when compared to students in the initial periods (I) (median ± IQR of I = 81 ± 9.3 and F = 83 ± 7.0, p <0.003). When evaluating the RIPLS scale in subgroups, we observed a difference between the initial and final periods of the health courses in the item teamwork and collaboration (I = 42 ± 6 and F = 44 ± 4; p=0.007), negative professional identity ( I = 4 ± 3 and F = 3 ± 1; p<0.001), and roles and responsibilities (I = 7 ± 2 and F = 5 ± 3; p<0.001). CONCLUSION: UFJF health' students are highly available to develop collaborative skills, especially students in their final semesters.pt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: a educação interprofissional (EIP) é uma forma importante de desenvolver e adquirir competências colaborativas durante a formação de estudantes da área da saúde. OBJETIVO: investigar a disponibilidade dos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde da UFJF para o aprendizado interprofissional. MÉTODOS: uma amostra de conveniência composta por 255 acadêmicos matriculados nos cursos da saúde da UFJF campi sede e Governador Valadares e UFJF-GV respondeu um questionário eletrônico contendo 29 perguntas sobre características sociodemográficas, características estudantis e a escala Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS). A diferença entre os dois grupos foi identificada pelo teste de Mann-Whitney. O nível de significância adotado no estudo foi de 5% (α= 0,05). RESULTADOS: a pontuação na escala RIPLS variou de um valor mínimo de 49 pontos e máximo de 89 pontos, com média de 81 pontos. Os alunos matriculados disponibilidade nos em períodos finais desenvolver (F) dos cursos competências apresentam colaborativas maior quando comparados aos discentes dos períodos iniciais (I) (mediana ± IQR dos I = 81 ± 9,3 e F = 83 ± 7,0, p<0,003). Ao avaliar a escala RIPLS em subgrupos, observamos diferença entre os períodos iniciais e finais dos cursos de saúde no item de trabalho de equipe e colaboração (I = 42 ± 6 e F = 44 ± 4; p=0,007), identidade profissional negativa (I = 4 ± 3 e F = 3 ± 1; p<0,001), e papéis e responsabilidades (I = 7 ± 2 e F = 5 ± 3; p<0,001). CONCLUSÃO: os estudantes da área da saúde da UFJF apresentam uma maior pontuação na escala RIPLS indicando uma maior disponibilidade para desenvolverem competências colaborativas, principalmente alunos dos períodos finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfissão de saúdept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectHealth profession.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleDisponibilidade dos estudantes de graduação da área da saúde da UFJF para desenvolver competências colaborativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons