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Tipo: Dissertação
Título: Em casa da tua mãe: gênero e parentesco entre os macuas de Moçambique durante o período colonial
Autor(es): Costa, Inajá Reis
Primeiro Orientador: Thomaz, Fernanda do Nascimento
Membro da banca: Beraldo de Oliveira, Marcella
Membro da banca: Passador, Luiz Henrique
Resumo: Inspirado na crítica da socióloga nigeriana Oyèrónké Oyěwùmí às teorias de gênero ocidentais, o presente trabalho é uma tentativa de refletir sobre como trabalhar com o conceito de gênero no estudo do passado das sociedades falantes do emacua no norte de Moçambique. Por se tratar de sociedades majoritariamente matrilineares em um contexto social em que a islamização e difusão da cultura europeia promoviam a autoridade paterna, o trabalho se concentra na intersecção entre as relações de gênero e de parentesco, procurando compreender como estas estruturavam as relações de poder. Para isso, utiliza como fonte primária o livro Provérbios Macuas, publicado em 1982 pelo padre e missionário português Alexandre Valente de Matos. Além disso, é utilizado também o Dicionário Português-Macua, publicado em 1974 pelo mesmo autor. Seguindo a proposta metodológica da História Social de Ifi Amadiume, a pesquisa contrasta a obra de Matos com outros trabalhos etnográficos para analisar como o missionário representou a cultura e as instituições sociais macuas. Tendo sido um dos primeiros a registrar por escrito parte da tradição oral macua, Matos se colocou na posição de influenciar a forma como nós, no presente, acessamos e conhecemos o passado dessas populações. Por causa disso, a investigação foi capaz de identificar alguns desvios e contradições, sobretudo no que diz respeito à tradução das terminologias de parentesco e às dinâmicas de poder que caracterizam a matrilinhagem. Destes, o mais significativo foi o esforço para enquadrar as matrilinhagens macuas dentro do modelo nuclear de família, o que, por sua vez, produziu uma série de consequências para a forma como percebemos as relações de gênero. Por essa razão, a pesquisa também se aprofunda na crítica de Amadiume à forma como os conceitos de matriarcado e matrilinhagem foram historicamente trabalhados pela antropologia clássica e como isso influenciou Matos e os intelectuais de sua época. É com base nesse debate que o trabalho propõe a unidade matricêntrica de Ifi Amadiume como um modelo para pensar a organização das matrilinhagens macuas do passado.
Abstract: Inspired by the Nigerian sociologist Oyèrónké Oyěwùmí’s critique of Western gender theories, the present work is an attempt to reflect on how to work with the concept of gender when studying the past of the Emacua-speaking societies in northern Mozambique. Given that these are mostly matrilineal societies living in a social context in which Islamization and the spread of European culture promoted paternal authority, the research focuses on the intersection between gender and kinship relations in order to understand how they structured power relations. To achieve this goal, it uses Provérbios Macuas, a book published in 1982 by the priest and Portuguese missionary Alexandre Valente de Matos, as a primary source. In addition, the Dicionário Português-Macua, published in 1974 by the same author, is also used. Following the methodological proposal of Ifi Amadiume’s Social History, the research contrasts Matos’ works with other ethnographies to analyze how the missionary depicted the Macua culture and its social institutions. As one of the first intellectuals to record part of the Macua oral tradition on written language, Matos placed himself in a position of influencing the way in which we, people of the present, access and interpret the past of these populations. Because of this, the investigation was able to identify some deviations and contradictions, especially with regard to the translation of kinship terminologies and the power dynamics that characterize matrilineage. Among these contradictions, the most significant was the effort to frame Macua matrilineages within the nuclear family model, which in turn produced a series of consequences for the way we perceive gender relations. For this reason, the research also gets a deeper look into Amadiume’s critique on how the concepts of matriarchy and matrilineage were historically understood by classical anthropology and how this influenced Matos and other intellectuals of his time. It is based on this debate that the research suggests the adoption of Ifi Amadiume’s matricentric unit as a model for understanding the organization of the Macua matrilines of the past
Palavras-chave: Gênero
Parentesco
Matrilinhagem
Moçambique
Colonialismo
Gender
Kinship
Matriliny
Mozambique
Colonialism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00162
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14411
Data do documento: 1-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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