https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14304
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Processo de construção das atribuições dos envolvidos no ensino do cuidado em saúde em um curso de Farmácia |
Autor(es): | Sentinele, Luisa Assis |
Orientador: | Mendonça, Simone de Araújo Medina |
Miembros Examinadores: | Fappa, Aline Aparecida |
Miembros Examinadores: | Silvestre, Carina Carvalho |
Miembros Examinadores: | Bonomo, Larissa de Freitas |
Resumo: | O farmacêutico precisa assumir o compromisso pelo processo de cuidado do paciente. Por isso, avanços direcionados ao cuidado em saúde são necessários na formação desse profissional. O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção das atribuições dos diferentes envolvidos no ensino do cuidado em saúde em uma graduação em Farmácia de uma instituição federal de ensino superior no interior de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa com realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas com a equipe da universidade envolvida com a experiência sob investigação, além de análises documentais. Na percepção dos participantes do estudo, o docente tem a competência de estimular reformas curriculares voltadas para a formação clínica, o técnico tem a função de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem do estudante no âmbito da prática e o discente tem o papel de transformar o serviço de saúde, seja durante o período de estágio ou ao inserir-se no mercado de trabalho. A partir das experiências já vividas pela equipe, a perspectiva da instituição é promover reformas curriculares com inserção da prática de preceptoria, a fim de promover a integração ensino-serviço-comunidade, bem como desenvolver cenários de prática que sejam referência para o ensino do cuidado em saúde. |
Resumen : | The pharmacist needs to commit to the patient care process. Therefore, advances directed to health care are necessary in the formation of this professional. The aim of this study is to describe the process of building roles of the different involved subjects in the health care teaching in a Pharmacy graduation from a federal institution of higher education in Minas Gerais. For that, the qualitative research was carried out with participant observation and semi- structured interviews with the university team involved in the research experience, as well as documentary analyzes. In the study participants perception, the professor has the competence9 to stimulate curricular reforms aimed at clinical training, the technician has the function of collaborating with the teaching-learning process of the student in the scope of the practice and the student has the role of transforming the health service, either during the academic period or when entering the labor market. Based on the team experiences, the institution's perspective is to promote curricular reforms with the insertion of preceptory practice, in order to promote teaching-service-community integration, as well as to develop scenarios of practice that are a reference for teaching care in health. |
Palabras clave : | Graduação em farmácia Cuidado em saúde Ensino clínico Pesquisa qualitativa Graduación en farmacia Cuidados de la salud Enseñanza clínica Investigación cualitativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14304 |
Fecha de publicación : | 22-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | Farmácia - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons