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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As percepções de estudantes de Farmácia e de Medicina sobre o desenvolvimento de competências clínicas.
Autor(es): Souza, Letícia Guedes Morais Gonzaga de
Orientador: Silvestre, Carina Carvalho
Co-orientador: Mendonça, Simone de Araújo Medina
Miembros Examinadores: Cunha, Luiza Correia
Miembros Examinadores: Castro, Clarissa Campos Barbosa de
Resumo: INTRODUÇÃO: A atuação ativa do profissional médico em conjunto com o farmacêutico pode auxiliar na garantia de uma efetiva, segura e conveniente farmacoterapia. Para que estes profissionais atuem de maneira colaborativa é necessário que, durante o processo formativo, os estudantes de Farmácia e Medicina desenvolvam competências clínicas para assegurar um serviço clínico de qualidade, com respeito pela atuação e adequada convivência com outros profissionais. OBJETIVO: Descrever a autoavaliação dos discentes de Medicina e Farmácia em relação às suas competências clínicas, compreendendo suas diferenças e similaridades, bem como avaliar o desenvolvimento destas durante a graduação. MÉTODO: Estudo educacional realizado de maneira remota entre agosto de 2020 e agosto de 2021. Os participantes eram discentes de Farmácia e Medicina de uma Instituição Pública de Ensino. Foram realizadas entrevistas individuais e aplicação de instrumentos de autoavaliação de competências clínicas. RESULTADO: Participaram da pesquisa 39 discentes, sendo 18 (46,2%) de Farmácia e 21 (53,8%) de Medicina. Os estudantes de Farmácia avaliaram-se positivamente quanto à atividades relacionadas às competências clinicas, salvo a implementação de um plano de cuidado e a identificação de pacientes em risco de doenças prevalentes. Quanto ao currículo, o curso avaliado possui três disciplinas que abordam o desenvolvimento de competências clínicas. Dessas, os discentes relataram ter desenvolvido conhecimento cientifico, atualização do conhecimento científico e comunicação efetiva. Os estudantes de Medicina avaliaram-se positivamente em relação às suas competências clinicas, com exceção àquelas relacionadas ao diagnostico diferencial, à discussão com equipe de saúde e à identificação de falhas no sistema de saúde. O currículo do curso apresenta 11 disciplinas voltadas para o cuidado e os alunos associaram disciplinas de cunhos sociais ao Cuidado Centrado na Pessoa. As competências desenvolvidas mais destacadas foram empatia, compaixão, integridade e respeito, comunicação efetiva e anamnese e obtenção de informações socioculturais. Ademais, os estudantes de ambos os cursos relataram contato escasso com outros profissionais de saúde. CONCLUSÃO: Os discentes avaliados apresentam diversas inseguranças, principalmente relacionadas às habilidades clínicas que exigem prática. Apesar disso, os estudantes de Medicina demonstraram maior apreensão de soft skills, o que pode facilitar a criação de vínculos com os pacientes e resultar na qualidade do cuidado.
Resumen : INTRODUCTION: The active role of the medical professional together with the pharmacist can help to guarantee an effective, safe and convenient pharmacotherapy. In order for these professionals to work collaboratively, it is necessary that, during the training process, Pharmacy and Medicine students develop skills to ensure a quality clinical service, with respect for their performance and adequate coexistence with other professionals. OBJECTIVE: To describe a self-assessment of the Medicine and Pharmacy records in relation to their technical skills, their differences and similarities, as well as to assess their development during a program. METHOD: Educational study carried out remotely between August 2020 and August 2021. The participants were Pharmacy and Medicine students from a Public Teaching Institution. Individual interviews were carried out and instruments for self-assessment of clinical competences were applied. RESULT: A total of 39 students participated in the research, 18 (46.2%) from Pharmacy and 21 (53.8%) from Medicine. Pharmacy students evaluated themselves positively regarding activities related to clinical competences, except for the implementation of a care plan and the identification of patients at risk of prevalent diseases. As for the curriculum, the evaluated course has three subjects that address the development of clinical competences. Of these, the students reported having developed scientific knowledge, updated scientific knowledge and effective communication. Medical students evaluated themselves positively in relation to their clinical competences, with the exception of those related to differential diagnosis, discussion with the health team and identification of failures in the health system. The course curriculum features 11 disciplines focused on care, and the students associated disciplines of a social nature with Person-Centered Care. The most outstanding skills developed were empathy, compassion, integrity and respect, effective communication and anamnesis and obtaining sociocultural information. In addition, students from both courses reported little contact with other health professionals. CONCLUSION: The evaluated students have several insecurities, mainly related to clinical skills that require practice. Despite this, medical students showed greater apprehension of soft skills, which can facilitate the creation of bonds with patients and result in the quality of care.
Palabras clave : Competência clínica
Educação em farmácia
Educação médica
Assistência centrada no paciente
Competência profissional
Clinical competence
Education Pharmacy
Patient-centered care
Professional Competence
Education Medical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14282
Fecha de publicación : 8-jul-2022
Aparece en las colecciones: Farmácia - Campus GV



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