https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14241
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
moacyrdossantosoliveira.pdf | PDF/A | 3.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Contribuição do planejamento do trabalho educativo para o alcance dos objetivos da ação pedagógica na educação física escolar |
Autor(es): | Oliveira, Moacyr dos Santos |
Primeiro Orientador: | Alviano Júnior, Wilson |
Membro da banca: | Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque |
Membro da banca: | Martins, Elita Betania de Andrade |
Membro da banca: | Bossle, Fabiano |
Membro da banca: | Souza Júnior, Marcílio |
Resumo: | A presente tese é motivada pela defesa do planejamento do trabalho educativo como atividade essencial para as ações pedagógicas na educação física escolar. O estímulo deste estudo é o problema da necessidade de se conhecer a estrutura geral do planejamento e como o seu conhecimento possibilita aos professores sustentação para o cumprimento dos objetivos da ação pedagógica na educação física. O referido problema advém da constatação de que o planejamento tem sido relegado pelos docentes de educação física, em virtude dos seguintes fatores: sua redução ao cumprimento de demandas burocráticas; visão como sendo tarefa apenas para o início do ano letivo; falta de embasamento teórico para sua elaboração; concepção de que a experiência o substitui, entre outros. Logo, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como o planejamento do trabalho educativo contribui para o alcance dos objetivos da ação pedagógica na educação física escolar. Para se chegar a ele, delineiam-se os seguintes objetivos específicos: discutir a necessidade de superar a relação do planejamento educacional com os interesses do capital na formação social brasileira; analisar o que é o conceito de planejamento e sua ligação com as dimensões políticas, sociais e culturais da escola, bem como suas implicações para a educação física; analisar o processo psíquico que envolve a ação de planejar; investigar como o planejamento vem sendo abordado na educação física. Para a consecução desses propósitos, serão realizados uma pesquisa bibliográfica e o estudo do estado da arte da temática do planejamento em seu nexo com a educação física. Parte-se dos pressupostos de que a categoria trabalho é atividade fundante do ser social, do materialismo histórico-dialético como método de análise da realidade concreta, da pedagogia histórico-crítica como concepção pedagógica, da psicologia histórico-cultural em sua relação com a concepção pedagógica e da abordagem crítico-superadora na educação física por defender a transmissão da cultura corporal como conhecimento. Os resultados da pesquisa possibilitaram a defesa da tese ao revelar que o planejamento da atividade pedagógica é um processo de significações captadas pelo indivíduo, a partir da translação dos objetivos refletidos na consciência. Consequentemente, são estabelecidas as ações e as operações voluntárias direcionadas à consecução de finalidades educacionais. Assim, o planejamento, ao condensar o conteúdo, a forma e o destinatário da atividade, contribui para a educação física ao conferir a consciência e a intencionalidade das atividades da cultura corporal orientadas para a formação do pensamento por conceitos e dos comportamentos complexos |
Abstract: | The present thesis is motivated by the defense of the planning of educational work as an essential activity for pedagogical actions in physical education. This study needs to know the general structure of planning and how its knowledge enables teachers to support for the achievement of the objectives of pedagogical action in physical education. This problem stems from the finding that planning has been relegated by physical education teachers, due to the following factors: its reduction in the fulfillment of bureaucratic demands; vision as being a task only for the beginning of the school year; lack of theoretical basis for its elaboration; that experience replaces it, among others. Therefore, the general objective of this research is to analyze how the planning of educational work contributes to the achievement of the objectives of pedagogical action in school physical education. To reach it, the following specific objectives are outlined: to discuss the need to overcome the relationship of educational planning with the interests of capital in Brazilian social education; to analyze what is the concept of planning and its connection with the political, social and cultural dimensions of the school, as well as its implications for physical education; to analyze the psychic process that involves the action of planning; investigate how planning has been addressed in physical education. In order to achieve these purposes, a bibliographic research and the study of the state of the art of the theme of planning in its connection with physical education will be carried out. It is based on the assumptions that the work category is a founding activity of the social being, of historical-dialectical materialism as a method of analysis of concrete reality, of historical-critical pedagogy as a pedagogical conception, of historical-cultural psychology in its relation to the pedagogical conception and of the critical-overcoming approach in physical education by defending the transmission of body culture as knowledge. The results of the research allowed the defense of the thesis by revealing that the planning of the pedagogical activity is a process of meanings captured by the individual, from the translation of the objectives reflected in the consciousness. Consequently, voluntary actions and operations aimed at achieving educational purposes are established. Thus, the planning, by condensing the content, form and recipient of the activity, contributes to physical education by conferring the awareness and intentionality of body culture activities oriented to the formation of thought by complex concepts and behaviors |
Palavras-chave: | Trabalho Planejamento Educação física Work Planning Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00029 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14241 |
Data do documento: | 29-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons