https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14236
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
andesoncarlossantosmorais.pdf | PDF/A | 2.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os efeitos da implementação do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT: um estudo em uma escola de ensino médio regular no interior do Ceará |
Autor(es): | Morais, Andeson Carlos Santos |
Primeiro Orientador: | Vieira, Marcel de Toledo |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Souza, Sandra Machado de |
Resumo: | O trabalho objetivou analisar as contribuições do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) para o cumprimento da missão, da visão de futuro e do fortalecimento dos valores da Escola São Miguel, no interior do Ceará. O projeto visa auxiliar e estreitar as relações entre os alunos, suas famílias e a escola, além de ser uma proposta que busca a melhoria da qualidade e a equidade do ensino, com o intuito de amenizar as necessidades educacionais dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa sobre o PPDT foram analisados outros trabalhos relevantes desenvolvidos sobre esta temática, como Santos (2014), Dias (2016), Bandeira (2020) e Moreira (2020), que deram centralidade ao PPDT em suas respectivas pesquisas, a partir de variados enfoques, perspectivas e objetivos. A discussão teórica da dissertação foi organizada a partir de três eixos, sendo eles: políticas públicas educacionais, clima escolar e desenvolvimento socioemocional. Revisando estudos e conceitos que se alinhem com o propósito da pesquisa e de acordo com os objetivos do PPDT. Na metodologia foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas com a diretora escolar, o coordenador do PPDT na escola e com os professores diretores de turma, e a aplicação de questionário com os alunos egressos da escola, dos anos de 2018, 2019 e 2020. Os resultados apontaram que alguns aspectos comprometem o desenvolvimento da política, principalmente no que concerne à reduzida carga horária do professor diretor de turma e o escasso apoio e participação das famílias nas ações da escola. Notou-se, também, uma aproximação entre os objetivos do PPDT, com a missão, a visão de futuro e os valores da escola pesquisada, porém, tal aproximação não é suficiente para integrar totalmente as ações do PPDT com a perspectiva de futuro, os valores e a missão da escola. Portanto, para amenizar esses aspectos, foi proposto um Plano de Ação Educacional, constituído por um conjunto de intervenções que visa aprimorar e aperfeiçoar a política do PPDT com ações que vão desde a articulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), com os objetivos do PPDT, até a criação de um cronograma de conteúdos para a disciplina de Formação Cidadã e Desenvolvimento Socioemocional. Essas ações visam promover um ambiente favorável para a aprendizagem, mas acima de tudo favorecer o desenvolvimento integral e cidadão dos estudantes. |
Abstract: | The piece of research aimed to analyze the contributions of the Project Professor Director of Class (from the Portuguese PPDT) to fulfill the mission, vision of the future, and strengthen the values of the School São Miguel, in the Ceará’s State countryside. The project aims to help and strengthen relationships among students, their families, and the school, and being a proposition that seeks quality improvement and equity in teaching in order to soften the educational needs of the actors involved in the teaching and learning process. In this piece of research on PPDT, there were analyzed other relevant pieces developed in this theme as Santos (2014), Dias (2016), Bandeira (2020), and Moreira (2020) that centered PPDT in their research from different approaches, perspectives, and objectives. The theoretical discussion of this dissertation was organized into three axes: educational public policies, school climate, and socio-emotional development. There were revised studies and concepts that align with the purpose of this research and the PPDT goals. In the methodology, document and bibliographical research as well as interviews with the school principal, PPDT coordinator in the school, and the egress students of the years 2018, 2019, and 2020. The results point to some aspects that compromise the development of the policy, mostly with respect for shortened working hours to the professor director of the class and the scarce support and participation of families in the school. It was also noted that an approximation of the PPDT goals with the mission, vision of the future, and values of the researched school; however, such an approximation is not enough to completely integrate the PPDT actions with the perspective of the future, values, and mission of the school. Therefore, to soften these aspects, it was proposed a Plan of Educational Action, constituted by a set of interventions that aim to improve the PPDT policy with actions that from the articulation with the Political and Pedagogical Projected (PPP), Citizens Formation and Socioemotional Development. These actions need to promote a favorable environment for learning and, beyond that, to favor the integral and citizen development of the student. |
Palavras-chave: | Projeto Professor Diretor de Turma Políticas públicas educacionais Clima escolar Desenvolvimento socioemocional Project professor director of class Educational public policies School Climate Socioemotional development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00141 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14236 |
Data do documento: | 3-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons