Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14226
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rebecatamardasilvafernandesbatista.pdfPDF/A922.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pifano, Raquel Quinet-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296364068533223pt_BR
dc.contributor.referee1Moreno, Patricia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751747696685656pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Angela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSilva, Rebeca Tamar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2634451075354560pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T17:03:59Z-
dc.date.available2022-07-04-
dc.date.available2022-07-04T17:03:59Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00102-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14226-
dc.description.abstractThis work intends to approach the emergence of art academies as an initiative to scientifically base artistic practice, differentiating it from the manual activity to which artisans were linked. Starting from the transformation that took place in the social status of art during the period known as the Renaissance, artists claimed for painting and sculpture a place among the liberal arts. I seek to investigate how the Italian and French academic models influenced the creation of the first institution format for the teaching of Art in Brazil in the 19th century.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende abordar o surgimento das academias de arte como iniciativa para fundamentar-se cientificamente a prática artística, diferenciando-a da atividade manual, à qual os artesãos estavam ligados. Partindo da transformação ocorrida no estatuto social da arte durante o período conhecido como Renascimento, os artistas reivindicaram para a pintura e escultura um lugar entre as artes liberais. A pesquisa busca, assim, investigar como os modelos acadêmicos italiano e francês influenciaram a criação do primeiro formato de instituição para o ensino de arte no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino acadêmico de artespt_BR
dc.subjectFormação do artista no Brasilpt_BR
dc.subjectTeoria e história da artept_BR
dc.subjectAcademic arts educationpt_BR
dc.subjectArtist training in Brazilpt_BR
dc.subjectTheory and history of artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA formação do artista no Brasil: um estudo sobre a institucionalizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons