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Tipo: Tese
Título: Trajetórias de professoras lésbicas na educação básica: saberes docentes como resistência
Autor(es): Roseno, Camila dos Passos
Primeiro Orientador: Auad, Daniela
Membro da banca: Barbosa, Silvana Mota
Membro da banca: Souza, Maria Zelia Maia de
Membro da banca: Cordeiro, Ana Luisa Alves
Membro da banca: Silva, Zuleide Paiva da
Resumo: A pesquisa intitulada: “Trajetórias de professoras lésbicas na educação básica: saberes docentes como resistência” tem como objetivo conhecer como os saberes docentes e a identidade docente são constituídos pelas lesbianidades de professoras da educação básica. Para alcançar esse objetivo, escolhemos a metodologia da “Bola de Neve” que nos permitiu localizar sete professoras lésbicas, que atuam na região Nordeste do Brasil. Utilizamos, ainda, o método autobiográfico como inspiração, para identificar, através das trajetórias de vida, os saberes docentes, ao entender estes como resistência. A formulação dessa metodologia híbrida encontra-se ancorada nas pesquisas qualitativas em educação, nos estudos feministas, nas narrativas autobiográficas, seja pelas histórias de vida contempladas, seja pelas trajetórias das professoras. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras lésbicas, as protagonistas do presente estudo, que declararam sua orientação sexual nos seus locais de trabalho. Desse modo, identificamos diversos saberes docentes e estratégias utilizadas por essas professoras para acolher e proteger estudantes que se encontram vulneráveis, devido às suas orientações sexuais ou identidades de gênero, assim como, formas de resistência aos assédios ocorridos pelos seus pares contra elas e contra discentes, no ambiente escolar. Assim, buscamos também, através desse estudo, visibilizar essas trajetórias e estratégias, por considerar que essas docentes produzem conhecimentos que devem ser incorporados nas formações inicial e continuada de professoras e professores. Trata-se, ainda, de estudo que pode contribuir para a expansão do conhecimento do campo da Educação, a partir das lesbianidades, ao apontar caminhos para o fortalecimento e estabilidade profissional de professoras lésbicas em seus locais de trabalho, o que não está até o momento assegurado pelas instâncias conhecidas de participação.
Abstract: The research entitled: “Trajectories of lesbian teachers in basic education: teachers knowledge as resistances” aims to know the teachers knowledge and a teachers identity constituted by the lesbianitys, and lesbian teachers in of basic education. To achieve this goal, we chose the methodology of the “Snow Ball”, that allow us to locate to find seven lesbians teachers, in Northeast region of Brazil. We also use the autobiographical method as inspiration, to identify, through life trajectories, the teachers knowledge, when understanding it as resistance. The formula of this hybrid methodology is anchored in qualitative research in education, in feminists, in autobiographical narratives, or in the stories of those contemplated, in the trajectories of the teachers. Semi-structured interviews were carried out with lesbian teachers, as protagonists of the study who declared their sexual orientation in their workplaces. In this way, teachers knowledge are used by these women to welcome and protect students who identify with their different models, as their identities according to their orientations, forms of resistance against harrasment that this queer students may have soffer in the school. Also, through our trajectories and studies, to make these trajectories visible and teachers and professors must be formed by trainers. It is a study that can contribute to the expansion of knowledge in the field of education, from lesbians, to guidance, even to the strengthening and professional stability of lesbian teachers in their workplaces, which is not currently available. assured by the known instances of participation.
Palavras-chave: Professoras lésbicas
Educação básica
Saberes docentes
Lesbianidades
Lesbian teachers
Basic education
Teachers knowledges
Lesbianity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00022
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14203
Data do documento: 27-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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