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dc.contributor.advisor1Bernardino, Heder Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7733681743453751pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Luciana Brugiolo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8994105119758487pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Helio José Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0375745110240885pt_BR
dc.contributor.referee2Ochi, Luiz Satoru-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9171815778534257pt_BR
dc.creatorLeite, Marcos Roberto Chindelar de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128461171961035pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T14:18:50Z-
dc.date.available2022-06-21-
dc.date.available2022-06-21T14:18:50Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00095-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14198-
dc.description.abstractElectric vehicles are becoming increasingly popular in transportation systems due to subsidies provided by governments that seek to increase their adoption by companies that, in turn, seek to lower the operating cost of their fleet. In this way, we have two agents involved in the process, with each one aiming to solve its own optimization problem, namely the Recharge Station Allocation Problem, which is the responsibility of the government, and the Vehicle Routing Problem, the responsibility of the company. company. A two-level optimization problem arises when the interests of both are addressed simultaneously. In addition, both electric and internal combustion vehicles can be used, increasing the complexity of the problem. This work proposes a solution strategy that combines the Variable Neighborhood Descent metaheuristic with Ant Colony Optimization with Local Search and a Route Selection Procedure for solving a two-level optimization problem involving the Allocation Problem of Stations at the upper level and the Vehicle Routing Problem at the lower level. Variable Neighborhood Descent is applied at the top level, while Ant Colony Optimization and other methods are used at the lower level. Computational experiments were carried out using two different sets of instances that cover different scenarios, which are constructed by varying some of their parameters, such as the energy and load capacity of vehicles and the geographic distribution of locations. The results obtained indicate that the proposed strategy achieved good results at both levels when compared to another approach in the literature, with lower structure construction and routing costs.pt_BR
dc.description.resumoOs veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares nos sistemas de transporte devido aos subsídios fornecidos pelos governos que buscam aumentar a sua adoção por parte das empresas que, por sua vez, buscam diminuir o custo operacional de sua frota. Dessa forma, temos dois agentes envolvidos no processo, com cada um tendo como objetivo resolver o seu próprio problema de otimização, sendo eles o Problema de Alocação de Estações de Recarga, de responsabilidade do governo e o Problema de Roteamento de Veículos, de responsabilidade da empresa. Um problema de otimização em dois níveis surge quando os interesses de ambos são abordados simultaneamente. Além disso, tanto os veículos elétricos como os de combustão interna podem ser utilizados, aumentando a complexidade do problema. Este trabalho propõe uma estratégia de solução que combina a meta-heurística Descida de Vizinhança Variável com a Otimização por Colônia de Formigas com Busca Local e um Procedimento de Seleção de Rotas para a resolução de um problema de otimização em dois níveis envolvendo o Problema de Alocação de Estações no nível superior e o Problema de Roteamento de Veículos no nível inferior. A Descida de Vizinhança Variável é aplicada ao nível superior, enquanto a Otimização por Colônia de Formigas e os demais métodos são usados no nível inferior. Experimentos computacionais foram realizadas utilizando dois conjuntos diferentes de instâncias que abrangem diferentes cenários, que são construídos variando alguns de seus parâmetros, como por exemplo a capacidade energética e de carga dos veículos e a distribuição geográfica das localizações. Os resultados obtidos indicam que a estratégia proposta alcançou bons resultados em ambos os níveis quando comparada com outra abordagem da literatura, apresentando custo de construção da estrutura e roteamento menores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE - Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectOtimização em dois níveispt_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectAlocação de estaçõespt_BR
dc.subjectFrota mistapt_BR
dc.subjectMeta-heurísticaspt_BR
dc.subjectMultilevel Optmizationpt_BR
dc.subjectVehicle routingpt_BR
dc.subjectStation allocationpt_BR
dc.subjectMetaheuristicspt_BR
dc.subjectMixed fleetpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUma combinação de VND e ACO para otimização em dois Níveis de localização de estações de recarga e roteamento de veículospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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