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dc.contributor.advisor1Paula, Cristiane Jalles de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorScheffer, Thaís Sartori-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114541900861234pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T13:27:12Z-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-01T13:27:12Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14140-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho busco identificar as forças políticas e a forma como ocorreram as negociações entre os poderes e movimento de base que viabilizou o piso salarial do professor da educação básica entrar na agenda do governo e tornar-se lei em 2008. Nesta análise foi possível conhecer o funcionamento do estado brasileiro sobre as negociações políticas para a aprovação de uma lei. Defendo que os políticos, em parte, agem a partir de seus pontos de vista sobre a vida social, sendo assim a aprovação desta lei é também resultado do encontro de atores com crenças semelhantes entre os diferentes poderes. Demostro que as ações de valorização salarial do professor da educação básica surgiram de forma mais estruturada por ocasião dos debates constituintes (1987-1988), e tem sua primeira janela de oportunidade constituída durante o governo Itamar Franco, quando assume o Ministério da Educação Murilo Hingel, durante o governo Fernando Henrique esta janela é fechada e só é aberta novamente durante o segundo governo Lula quando assume o Ministério da Educação Fernando Haddad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectValorização salarialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePor uma educação de qualidade: um estudo sobre a formação da agenda de valorização salarial do professor da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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