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Tipo: Dissertação
Título: Por uma educação de qualidade: um estudo sobre a formação da agenda de valorização salarial do professor da educação básica
Autor(es): Scheffer, Thaís Sartori
Primeiro Orientador: Paula, Cristiane Jalles de
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Bastos
Membro da banca: Ribeiro, Leonardo
Resumo: Neste trabalho busco identificar as forças políticas e a forma como ocorreram as negociações entre os poderes e movimento de base que viabilizou o piso salarial do professor da educação básica entrar na agenda do governo e tornar-se lei em 2008. Nesta análise foi possível conhecer o funcionamento do estado brasileiro sobre as negociações políticas para a aprovação de uma lei. Defendo que os políticos, em parte, agem a partir de seus pontos de vista sobre a vida social, sendo assim a aprovação desta lei é também resultado do encontro de atores com crenças semelhantes entre os diferentes poderes. Demostro que as ações de valorização salarial do professor da educação básica surgiram de forma mais estruturada por ocasião dos debates constituintes (1987-1988), e tem sua primeira janela de oportunidade constituída durante o governo Itamar Franco, quando assume o Ministério da Educação Murilo Hingel, durante o governo Fernando Henrique esta janela é fechada e só é aberta novamente durante o segundo governo Lula quando assume o Ministério da Educação Fernando Haddad.
Abstract: -
Palavras-chave: Políticas Públicas
Valorização salarial
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14140
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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