https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14133| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| reinaldojosedelima.pdf | 5.22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Clase: | Tese | 
| Título : | Cinema e infância: arte e vida | 
| Autor(es): | Lima, Reinaldo José de | 
| Orientador: | Borges, Eliane Medeiros | 
| Miembros Examinadores: | Lopes, Jader Jane Moreira | 
| Miembros Examinadores: | Amorim, Cassiano Caon | 
| Miembros Examinadores: | Mello, Marisol Barenco de | 
| Miembros Examinadores: | Freire, Marcius Cesar Soares | 
| Resumo: | A presente tese é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e apresenta uma pesquisa de doutorado que tem como questão central a investigação sobre os mecanismos que perpassam os processos de compreensão e apropriação da criança - espectadora da narrativa cinematográfica - com a paisagem para ela apresentada e as possibilidades de representação dessa paisagem. “Paisagem” é aqui entendida como linguagem e fruto da história da humanidade, com os processos sociais que a constituíram. O amadurecimento sobre essas indagações, na trajetória de professor e pesquisador me trouxe até estas questões: como as crianças compreendem, lidam e se afetam com as paisagens do cinema e como pensam a estética da paisagem a partir da narrativa cinematográfica? Para este diálogo a perspectiva histórico-cultural de Vigotski – principalmente no que se refere às estruturas infantis ligadas à imaginação e criação – e a metodologia de pesquisa em educação inspirada numa perspectiva bakhtiniana são os suportes iniciais que abrirão outras possibilidades de interlocução com autores que pensam o cinema e a educação. Os procedimentos metodológicos tiveram como referência a investigação pautada em critérios qualitativos para a sua realização e neste sentido a pesquisa aqui apresentada estabelece um diálogo com as impressões/expressões através de narrativas de crianças do primeiro segmento do ensino fundamental a partir da exibição das obras cinematográficas “Central do Brasil” (Brasil, 1998) e “2001: Uma Odisséia no Espaço” (EUA-Reino Unido, 1968), em uma perspectiva inspirada nos círculos de conversas bakhtinianos. | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Educação Cinema Estética Infância  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil  | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14133 | 
| Fecha de publicación : | 30-may-2019 | 
| Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) | 
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons  Licencia Creative Commons 
    
    
		
					