Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14122
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrodeandradebatista.pdfPDF/A1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Somavilla, Nádia Sílvia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094827834234305pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Guilherme Trópia Barreto de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848704052264874pt_BR
dc.contributor.referee1Chedier, Luciana Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Cassiano Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3523614429032855pt_BR
dc.creatorBatista, Leandro de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2045804516076743pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T12:23:10Z-
dc.date.available2022-05-25-
dc.date.available2022-05-26T12:23:10Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14122-
dc.description.abstractThis paper surveys the history of Environmental Education in Brazil, and after discussing social and environmental perception, seeks to demonstrate the importance of knowing the students' social perceptions of the environment to better plan the actions and activities to be performed to work this theme in schools. This dissertation aims to analyze the social perceptions of the environment of the students participating in the Ecological Gymkhana of Maria da Conceição Gonçalves Carrara State School in Pedra Dourada, Minas Gerais. A research was conducted through a textual production of the students, following a list of questions about observations observed in this production, which were analyzed according to a classification into three categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The observed results show that most participants have a naturalistic perception, and also the predominant type of environmental perception in the production of students did not influence as to see as part or solution to environmental problems. In conclusion, this work has as its product a model of Ecological Gymkhana, which makes its activities adapted to improve the exhibition or the role of man as an integral part of the Environment, where students use behavioral actions, besides discussing and elaborating tests for the problems faced at school and in society, which were only addressed in specific and secondary issues.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz um levantamento da história da Educação Ambiental no Brasil, e após discutir percepção social e ambiental, procura demonstrar a importância de se conhecer as percepções sociais de meio ambiente dos alunos para um melhor planejamento das ações e atividades a serem realizadas para se trabalhar esse tema nas escolas. Esta dissertação tem como objetivo a análise das percepções sociais de meio ambiente dos alunos participantes da Gincana Ecológica da Escola Estadual Maria da Conceição Gonçalves Carrara em Pedra Dourada, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada através de uma produção textual dos alunos, seguindo uma lista de questionamentos a serem observados nessa produção, e que foram analisados segundo a classificação em três categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados observados constatam que a maioria dos participantes tem uma percepção naturalista, e também que o tipo de percepção de meio ambiente predominante na produção do discente não influenciou quanto ao se ver como parte ou solução para os problemas ambientais. Finalizando, esse trabalho tem como produto um modelo de Gincana Ecológica, que deve ter suas atividades adaptadas para melhor demonstrar o papel do homem como parte integrante do Meio Ambiente, onde os alunos trabalham noções de comportamento, além de discutir e elaborar propostas para os problemas enfrentados na escola e na sociedade, que somente eram abordados em questões pontuais e secundárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectGincana Ecológica no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSocial perceptionpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEcological Gymkhana in the High Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAs representações de meio ambiente dos alunos do segundo e terceiro ano participantes da Gincana Ecológica do ensino médio em Pedra Dourada/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons