https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14121
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carolinechinelatosilveiradealmeida.pdf | PDF/A | 5.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação educacional: o ENEM e a Teoria de Resposta ao Item - TRI |
Author: | Almeida, Caroline Chinelato Silveira de |
First Advisor: | Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis |
Referee Member: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Referee Member: | Miyagaki, Olímpio Hiroshi |
Resumo: | A ideia deste trabalho surgiu da percepção de que muitos professores e educadores, ao longo do Brasil, conheciam pouco sobre as avaliações em larga escala. Portanto, este trabalho visa fornecer elementos que permitam uma melhor compreensão sobre as avaliações educacionais por professores/educadores e gestores no Brasil. Nele abordamos os conceitos atrelados a avaliação educacional no Brasil, em especial ao Exame Nacional do Ensino Médio. Após um breve panorama dessas avaliações no Brasil, apresentamos o conceito de Matriz de Referência bem como a Matriz de Referência de Matemática utilizada no ENEM. Apresentamos também, um breve embasamento teórico que norteia essas avaliações, a Teoria Clássica dos Testes - TCT e a Teoria de Resposta ao Item - TRI. Para exemplificar a utilização da Teoria de Resposta ao Item e a Teoria Clássica dos Testes foram selecionadas habilidades ao longo das edições do ENEM, desde 2009 até 2018, e foram feitas análises pedagógicas de alguns itens selecionados de 2018 que contemplam tais habilidades. Essas análises foram feitas segundo a utilização dessas duas teorias, e estão enriquecidas com alguns apontamentos pedagógicos e de construção/elaboração de itens. Portanto, finalizamos com essa abordagem pedagógica, fornecendo noções básicas de elaboração de itens. |
Abstract: | The idea of this work arose from the perception that many teachers and educators, throughout Brazil, knew little about large-scale assessments. Therefore, this work aims to provide elements that allow teachers and managers to better understand this scenario. It addresses the concepts related to educational assessment in Brazil, especially the National High School Exam. After a brief overview of these assessments in Brazil, we present the concept of Reference Matrix as well as the Mathematical Reference Matrix used in ENEM. We also present a brief theoretical basis that guides these evaluations, the Classic Test Theory - TCT and the Item Response Theory - TRI. To exemplify the use of Item Response Theory and the Classic Test Theory, skills were selected throughout the editions of ENEM, from 2009 to 2018, and pedagogical analyzes were made of selected items from 2018 that contemplate such skills. These analyzes were made according to the use of these two theories, and are enriched with pedagogical notes and construction / elaboration of items. Therefore, we end with this pedagogical approach, providing basic notions of elaboration of items. |
Keywords: | ENEM Matriz de referência Teoria Clássica dos Testes Teoria de Resposta ao Item Reference matrix Classical Test Theory Item Response Theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00094 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14121 |
Issue Date: | 16-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License