Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
samuelquintinomachado.pdfPDF/A1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Colocando a santaida pra jogar bola: elementos da carnavalização do sagrado em Jecão... um fofoqueiro no céu (Mazzaropi, 1977)
Autor(es): Machado, Samuel Quintino
Primeiro Orientador: Couto, Carlos Eduardo Mendes de Araújo
Membro da banca: Brum, Alessandra
Membro da banca: Pieper, Frederico
Resumo: Amácio Mazzaropi foi um dos mais proeminentes diretores do cinema brasileiro. Ele teve uma influência enorme na cultura popular brasileira e possuía um público fiel que o seguiu por mais de 40 anos. A presente pesquisa tem como objetivo pensar a relação entre o seu cinema e a religião. Mais especificamente esse trabalho utiliza de uma análise do seu filme Jecão um fofoqueiro no céu (1977) como uma forma de pensar essa relação. A conexão dos filmes de Mazzaropi com a religião é mais complexa do que pode parecer inicialmente. Nesse estudo iremos analisar as ideias de sagrado e profano, principalmente de Mircea Eliade, e os conceitos de carnavalização e realismo grotesco desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e a relação desses elementos com o cinema, especialmente com as obras de Mazzaropi.
Abstract: Amácio Mazzaropi was one of the most prominent directors of Brazilian cinema. He had a huge influence on Brazilian popular culture and had a loyal following that followed him for over 40 years. The present research aims to think about the relationship between his cinema and religion. More specifically, this work uses an analysis of his film Jecão um fofoqueiro no céu (1977) as a way of thinking about this relationship. The connection of Mazzaropi's films to religion is more complex than it might initially appear. In this study we will analyze the ideas of sacred and profane, mainly by Mircea Eliade, and the concepts of carnivalization and grotesque realism developed by Mikhail Bakhtin and the relationship of these elements with cinema, especially with the works of Mazzaropi.
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Religião
Carnavalização
Brazilian cinema
Religion
Carnivalization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14120
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons