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Tipo: Tese
Título: O Terreiro além-muros, floresta adentro: deslocamentos e adaptações de Terreiros, o caso do Parque Ecológico dos Orixás
Autor(es): Oliveira, Elza Aparecida de
Primeiro Orientador: Berkenbrock, Volney José
Membro da banca: Góis, Aurino
Membro da banca: Silva Júnior, Reinaldo da
Membro da banca: Camurça, Marcelo Ayres
Membro da banca: Daibert Junior, Robert
Resumo: A presente tese busca se debruçar sobre a relação entre religião e espaço dentro do universo religioso do Candomblé. Levando em consideração que esses espaços são múltiplos e revestidos de densidades religiosas variadas, podem ser os próprios terreiros (intramuros/fixos) ou espaços fora deles (extramuros/fluxos). Para tal fim, levando em consideração que o Candomblé é uma religião fruto da diáspora africana, se faz necessário entender e descrever como o Candomblé construiu seu espaço enquanto território no novo continente e como ele se transfigura em espaço mítico, religioso, histórico, ancestral e de resistência. Também será descrito a própria história do Candomblé enquanto religião reminiscente do culto aos Orixás, cultuada em África e que recebe no Brasil contornos próprios. Trataremos desde seus primeiros movimentos como calundu (séc. XVII), culto privado ainda dentro das senzalas, até sua estruturação e ampliação quando se torna culto público (séc. XIX) migrando para as cidades (centros e periferias). A partir disso, esta tese analisa os trânsitos, deslocamentos e adaptações do Candomblé, para novos espaços de culto, a exemplo o Parque Ecológico dos Orixás (PEO) em Magé, no Rio de Janeiro. Espaço que surge como uma reação institucional frente aos entraves e cerceamentos, na tentativa de resolver demandas por espaços de expressão tão urgente para os Terreiros na contemporaneidade.
Abstract: The purpose of this thesis is discuss the link between religion and space in the context of Candomblé. Considering the fact that these spaces are multiples, such as “terreiros” (meeting points) or outside spaces. Candomblé is a religion inherited from the African diaspora. it is necessary to explain and describe how “Candomblé” built your space as a territory in the new continent and also turned into a mythical, religious, resistant and ancestral space. This thesis will explain the history of Candomblé as a religion derived from the ritual ceremony to the “Orixás” realized in Africa, and that in Brazil it received its own characteristics. We will discuss the first movements as “Calundu” (XVII century), then the private rituals in slave quarters and finally its structuring when it becomes a public ritual (XIX century) in cities (city center and periphery). From that point, this thesis analyses the displacements and adaptations of “Candomblé” to new ritual spaces, as for example, the “Parque Ecológico dos Orixás” (PEO) in Magé, Rio de Janeiro. This space was created as an institutional reaction against oppression and repression, trying to solve demands for spaces of expression so needed for the “Terreiros”.
Palavras-chave: Candomblé
Deslocamento religioso
Territorialidade religiosa
Parque Ecológico dos Orixás
Religious displacement
Religious territoriality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00010
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14090
Data do documento: 23-Fev-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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