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Tipo: Dissertação
Título: Cognitivismo, uma abordagem parcialmente nomotética
Autor(es): Brando, José Olavo Smanio
Primeiro Orientador: Castañon, Gustavo Arja
Membro da banca: Simake, Richard Theisen
Membro da banca: Oliva, Alberto
Resumo: Por abordagens idiográficas, entendem-se aquelas que compreendem seu objeto de estudo como único, e, por isso, irrepetível, não cabendo a formulação de generalizações teóricas, descoberta de leis e predições. Já as abordagens nomotéticas se referem àquelas que compreendem seu objeto de estudo como passível de regularidade e, por isso, cabendo a elaboração de teorias generalizáveis e o descobrimento de leis e predições. As várias escolas que compõem a Psicologia contemporânea, como o Cognitivismo, podem ser, e geralmente são, categorizadas segundo tais classificações originadas na Escola de Baden no final do século XIX e início do século XX na Alemanha. Esta pesquisa teórica, da área da Filosofia da Psicologia, objetivou descrever as possibilidades de tipos de explicação e predição do Cognitivismo contemporâneo, bem como algumas de suas possíveis limitações. Para isso, como objetivos específicos, buscou revisar (a) as características gerais e os fundamentos filosóficos, sobretudo os epistemológicos, da ciência moderna e do tipo de pesquisa nomotética e (b) os aspectos definidores e pressupostos metafísicos, principalmente epistemológicos, do Cognitivismo. Nesse sentido, procurou-se também analisar discursivamente (c) a compatibilidade entre a ciência moderna e a abordagem nomotética; (d) a compatibilidade entre a relação da ciência moderna com o Cognitivismo; bem como (e) alguns dos possíveis limites existentes na explicação psicológica cognitivista. Ao fim, foi concluído que (i) é logicamente adequado e mais acurado compreender o Cognitivismo na qualidade de uma abordagem parcialmente nomotética. Além disso, foram mostrados (ii) alguns dos limites contidos na explicação cognitivista de seu objeto de estudo, com destaque, sob uma perspectiva pluralista de explicação, para os tipos de questões atualmente possíveis pelas ciências empíricas, a saber, as why-questions, how-questions e as how-possibly questions.
Abstract: By idiographic approaches, it is understood those that comprehend their object of study as unique, and, therefore, unrepeatable, not being necessary to formulate theoretical generalizations, discovering laws and predictions. Nomothetic approaches, on the other hand, refer to those that understand their object of study as subject to regularity and, therefore, it is up to the elaboration of generalizable theories and the discovery of laws and predictions. The various schools that make up contemporary Psychology, such as Cognitivism, can be, and generally are, categorized according to such classifications originated in the Baden School in the late 19th and early 20th centuries in Germany. This theoretical research, in the area of Philosophy of Psychology, aimed to describe the possibilities of types of explanation and prediction of contemporary Cognitivism, as well as some of its possible limitations. For this, as specific objectives, it sought to review (a) the general characteristics and philosophical foundations, especially the epistemological ones, of modern science and the type of nomothetic research and (b) the defining aspects and metaphysical assumptions, mainly epistemological, of Cognitivism. In this sense, an attempt was also made to discursively analyze (c) the compatibility between modern science and the nomothetic approach; (d) the compatibility between the relationship of modern science with Cognitivism; as well as (e) some of the possible limits existing in the cognitive psychological explanation. In the end, it was concluded that (i) it is logically adequate and more accurate to understand Cognitivism as a partially nomothetic approach. In addition, (ii) some of the limits contained in the cognitive explanation of its object of study were shown, with emphasis, under a pluralistic perspective of explanation, for the types of questions currently possible by the empirical sciences, namely, why-questions, how-questions and how-possibly questions.
Palavras-chave: Psicologia cognitiva
Ciências cognitivas
Cognitivismo
Filosofia da psicologia
Epistemologia da psicologia
Filosofia da ciência
Cognitive psychology
Cognitive science
Cognitivism
Theoretical psychology
Philosophy of psychology
Philosophy of science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00006
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14077
Data do documento: 27-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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