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dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185749758262095pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee1Montenegro, Rosa Livia Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006172334113593pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Camila Cabral Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687008805056384pt_BR
dc.creatorFreire, João Augusto Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048883087115705pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T15:18:14Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-06T15:18:14Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00070-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14055-
dc.description.abstractHigher education is extremely important for economic and social development. However, the higher education product has intrinsic traits that require State intervention in the sector, which hinders the analysis of the industry via traditional methods of the Economics discipline. This study aimed to carry out an analysis of competition in the Brazilian higher education sector, focusing on high quality institutions and using the modus operandi of antitrust authorities around the world as a baseline. Specifically, analytical techniques from the field of Industrial Organization have been employed, in addition to the application of non-parametric method of data envelopment analysis to gauge efficiency in the industry. Results showed that public higher education institutions (HEIs) face competitive pressure from high-quality private HEIs. Additionally, relevant markets present a wider scope, with either regional or national range, depending on schools’ quality. In general, markets are not concentrated and do not raise anticompetitive concerns. Independent admissions exams, product differentiation, and price discrimination were identified as the main conducts carried out by schools. Finally, data envelopment analysis shows that average efficiency in the sector is high, scale economies are highly relevant, and public institutions are in average more efficient than their private counterparts.pt_BR
dc.description.resumoA educação superior é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social. Contudo, características intrínsecas ao produto educação superior, e a consequente ação e presença do Estado no setor aumentam consideravelmente a complexidade de se analisar esta indústria com o arcabouço tradicional da área de Economia. Este estudo almejou analisar a concorrência no setor de educação superior pública no Brasil, com foco em instituições de alta qualidade, utilizando o modus operandi de autoridades antitruste ao redor do mundo. Especificamente, empregaram-se técnicas de análise de mercado relacionadas à área de Organização Industrial, baseado no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, utilizando também o método de modelagem não paramétrica denominada análise envoltória de dados (data envelopment analysis) para mensuração da eficiência relativa no setor. Os resultados mostram que instituições de educação superior (IESs) públicas enfrentam pressão competitiva de IESs particulares com qualidade elevada. Ademais, os mercados relevantes apresentam escopo geográfico mais amplo, com uma definição regional ou nacional, a depender da especificação de qualidade das instituições. No geral, os mercados não são concentrados e não geram preocupações anticompetitivas. Dentre as condutas praticadas pelas IESs, identificou-se que os processos seletivos independentes, a diferenciação de produto e a discriminação de preços são as ações mais relevantes e comuns entre instituições. Por fim, a análise envoltória de dados mostra que a eficiência média no setor é alta, com as economias de escala mostrando alta relevância e instituições públicas sendo mais eficiente que as particulares, na média.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia industrialpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEducação superior públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleThe industrial organization of public higher education in Brazil: market structure, behavior, and efficiencypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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