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Tipo: Dissertação
Título: Educação de tempo integral: desafios na implementação da política pública na EEMTI Padre Saraiva Leão na cidade de Redenção-CE
Autor(es): Lemos, Raquel Araújo Facundo
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Oliveira, Roberto Perobelli de
Membro da banca: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresenta como objetivo compreender os desafios no processo de implementação da política pública estadual de ensino médio de tempo integral e promover práticas de letramentos múltiplos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Saraiva Leão. Nessa perspectiva, o questionamento que impulsiona esta pesquisa é: de que maneira as práticas de letramentos múltiplos podem favorecer a implementação da política de tempo integral na EEMTI Padre Saraiva Leão? Para desenvolver esta pesquisa, utilizamos a literatura relacionada aos desafios da implementação da educação de tempo integral refletida, inicialmente, à luz dos autores: Ana Maria Villela Cavaliere (2002); Isa Maria F. R. Guará (2009); Moacir Gadotti (2009); Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012); e Miguel G. Arroyo (2012). No que diz respeito aos letramentos múltiplos, são base de nosso trabalho as ideias das autoras: Magda Soares (2003, 2004) e Roxane Rojo (2009, 2010). A metodologia utilizada ocorreu através de uma abordagem qualitativa, uma vez que havia a intenção de coletarmos dados por intermédio de entrevistas e questionários com os atores envolvidos no processo de implementação do tempo integral e dos tempos e espaços para letramentos múltiplos, no caso, a gestão escolar, os docentes e discentes da unidade de ensino pesquisada.
Abstract: This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Degree Program of the Professional Graduate Program (PPGP) in management and Evaluation of Public Education of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) aims to understand the challenges in the process of implementing the state public policy for full-time high school education and promoting multiple literacies at the Full-Time High School (EEMTI) Padre Saraiva Leão. From this perspective, the question that drives this study is: how can multiple literacies practices favor the implementation of full-time policy at the EEMTI Padre Saraiva Leão? To develop this piece of research, we used the literature related to the challenges of implementing full-time education reflected, initially, in the light of the authors: Ana Maria Villela Cavaliere (2002); Isa Maria F. R. Guará (2009); Moacir Gadotti (2009); Gesuína de Fátima Elias Leclerc and Jaqueline Moll (2012); and Miguel G. Arroyo (2012). Regarding multiple literacies, the ideas of Magda Soares (2003, 2004) and Roxane Rojo (2009, 2010) are the basis for our work. The methodology used was a qualitative approach, since we intended to collect data through interviews and questionnaires with the actors involved in the implementation process of the full-time program and of the times and spaces for multiple literacies, in this case, the school management, the teachers, and the students of the researched teaching unit.
Palavras-chave: Educação integral
Tempo integral
Letramentos múltiplos
Full-time education
Full time
Multiple literacies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00075
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14023
Data do documento: 4-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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