Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14000
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rafaellimafraga.pdfPDF/A19.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Chein, Flávia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8054315662265191pt_BR
dc.contributor.referee1Schiavon, Laura de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310926060594088pt_BR
dc.contributor.referee2Luz, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9548163506091465pt_BR
dc.creatorFraga, Rafael Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8851664007327298pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T18:32:18Z-
dc.date.available2022-05-02-
dc.date.available2022-05-02T18:32:18Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00031-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14000-
dc.description.abstractThe following study is meant to investigate the effects generated by the Digital City Program on the educational results achieved by children and teenagers living in citys contemplated by the program. In order to achieve such result the study explores the usage of the staggered adoption to estimate the impact in the following proficiencys, Portuguese and Maths featured in a exam called “Prova Brasil”, for this prediction to occur a few variations of the diff-in-diff method where applied, you can also call them event study. As a result of the main estimative, we can conclude that there is a performance drop in both proficiencys when it comes to students currently enrolled in the fifth grade. However, when you remove the 2013 group away from the regression the result is not maintened. After applying a series of variations related to the level of investigation (from the individual to the city) and the control group, not a single result stands out. The variations have nule effects and/or significance to the 2013 group case.pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho busca investigar os efeitos do Programa Cidades Digitais sobre os resultados educacionais de crianças e adolescentes residentes nos municípios que são contemplados com sua infraestrutura. Nesse sentido, explora a introdução escalonada da intervenção aos municípios para estimar seus impactos sobre as Proficiências de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil utilizando certas variações dos modelos de diferenças em diferenças com múltiplas entradas, ou os chamados estudos de eventos. Como resultado da estimação principal, conclui-se que existe uma queda de desempenho em ambas as matérias para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Contudo, tais resultados não são mantidos após a retirada do Grupo de 2013 do modelo de regressão. Após a realização de uma série de variações em relação ao nível de investigação (do indivíduo para o município) e ao Grupo de Controle, não se encontra nenhum resultado destacável. As variações apresentam efeitos nulos e/ou significativos para o mesmo caso que conta também com o Grupo de 2013pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrograma cidades digitaispt_BR
dc.subjectEstudo de eventospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectDigital cities programpt_BR
dc.subjectEvent studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleA expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o desempenho educacional de crianças e adolescentes no Brasil: uma análise do programa cidades digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons