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Tipo: Dissertação
Título: A expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o desempenho educacional de crianças e adolescentes no Brasil: uma análise do programa cidades digitais
Autor(es): Fraga, Rafael Lima
Primeiro Orientador: Chein, Flávia
Membro da banca: Schiavon, Laura de Carvalho
Membro da banca: Luz, Luciana
Resumo: O seguinte trabalho busca investigar os efeitos do Programa Cidades Digitais sobre os resultados educacionais de crianças e adolescentes residentes nos municípios que são contemplados com sua infraestrutura. Nesse sentido, explora a introdução escalonada da intervenção aos municípios para estimar seus impactos sobre as Proficiências de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil utilizando certas variações dos modelos de diferenças em diferenças com múltiplas entradas, ou os chamados estudos de eventos. Como resultado da estimação principal, conclui-se que existe uma queda de desempenho em ambas as matérias para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Contudo, tais resultados não são mantidos após a retirada do Grupo de 2013 do modelo de regressão. Após a realização de uma série de variações em relação ao nível de investigação (do indivíduo para o município) e ao Grupo de Controle, não se encontra nenhum resultado destacável. As variações apresentam efeitos nulos e/ou significativos para o mesmo caso que conta também com o Grupo de 2013
Abstract: The following study is meant to investigate the effects generated by the Digital City Program on the educational results achieved by children and teenagers living in citys contemplated by the program. In order to achieve such result the study explores the usage of the staggered adoption to estimate the impact in the following proficiencys, Portuguese and Maths featured in a exam called “Prova Brasil”, for this prediction to occur a few variations of the diff-in-diff method where applied, you can also call them event study. As a result of the main estimative, we can conclude that there is a performance drop in both proficiencys when it comes to students currently enrolled in the fifth grade. However, when you remove the 2013 group away from the regression the result is not maintened. After applying a series of variations related to the level of investigation (from the individual to the city) and the control group, not a single result stands out. The variations have nule effects and/or significance to the 2013 group case.
Palavras-chave: Educação
Internet
Políticas públicas
Programa cidades digitais
Estudo de eventos
Education
Public Policy
Digital cities program
Event study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00031
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14000
Data do documento: 17-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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