Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
viniciusmottalima.pdf583.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Leonardo Lemos da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Campos, Alyce Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701293188250747pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, André Luis Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3411199710413248pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.creatorLima, Vinícius Motta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T20:13:18Z-
dc.date.available2022-03-14-
dc.date.available2022-03-15T20:13:18Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13916-
dc.description.abstractSudden changes in the macroeconomic scenario of a country as volatile as Brazil have caused an increasing need for companies to be able to resist and make financial progress. From this perspective, the present work aims to study how the diversification of revenue from sales channels impacts the financial performance of large retail companies in Brazil. To this end, a multiple case study was carried out involving three large Brazilian retailers, analyzing how their revenues were diversified between 2012 and 2020, in addition to five other indicators that supported the understanding of the relationship with financial results, having this as basis of the study. The main adversities reported were the lack of resources related to data availability and analysis of a greater variety of retail companies. It was identified that companies that invest in channel diversification have better financial performance in different economic contexts than those that depend on just a smaller number of sales channels, highlighting the great challenge of monetizing the online format. The study contributes to the understanding of the relevance of diversifying revenue from sales channels in retail companies and which paths have the greatest challenges for companies in the sector.pt_BR
dc.description.resumoMudanças bruscas no cenário macroeconômico de um país tão volátil como o Brasil têm causado cada vez mais necessidade de as empresas conseguirem resistir e progredir financeiramente. Sob tal perspectiva, o presente trabalho tem por finalidade estudar como a diversificação de receita provenientes de canais de venda impactam na performance financeira de grandes empresas varejistas no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos envolvendo três empresas grandes varejistas brasileiras, analisando como suas receitas foram diversificadas entre os anos de 2012 e 2020, além de outros cinco indicadores que suportaram o entendimento da relação com os resultados financeiros, tendo isso como base do estudo. As principais adversidades relatadas foram a falta de recursos relacionada a disponibilidade de dados e análise de maior variedade de empresas varejistas. Foi identificado que empresas que investem na diversificação de canais possuem melhor performance financeira em diferentes contextos econômicos do que aquelas dependentes de apenas uma menor quantidade de canais de venda, com destaque para o grande desafio de rentabilizar o formato online. O estudo contribui para o entendimento da relevância da diversificação de receita proveniente de canais de vendas nas empresas varejistas e quais caminhos possuem os maiores desafios para as companhias do setor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDiversificação de receitapt_BR
dc.subjectCanais de vendapt_BR
dc.subjectPerformance financeirapt_BR
dc.subjectRevenue diversificationpt_BR
dc.subjectSales channelspt_BR
dc.subjectFinancial performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEstratégia de diversificação de receitas: um estudo no setor varejista brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons