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dc.contributor.advisor1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7393061440168534pt_BR
dc.contributor.referee2Chinen, Nobuyoshi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620444193118954pt_BR
dc.creatorCosta, Klinsman Elias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1151389834113927pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T19:38:41Z-
dc.date.available2022-03-09-
dc.date.available2022-03-14T19:38:41Z-
dc.date.issued2021-03-04-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00402-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13867-
dc.description.abstractThis research aims to analyze Akira, written and drawn by Katsuhiro Otomo, using semiotic tools from comic book theory, and approach the social and historical elements in the narrative development. The study uses concepts postulated by Thierry Groesteen (2015) and Scott McCloud (2005), besides looking into specific topics of Japanese productions discussed by Alfons Moliné (2004) and Paul Gravett (2006). Michal Foucault (2019) and Giorgio Agamben (2007) provided a theoretical basis in biopolitics, which is especially visible in the image of the manga. Therefore, from a qualitative semiotic analysis, we discussed how anatomo-politics technologies influence the plot, leading and creating characters that represent the communities from the fictional Tokyopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a analisar Akira, do autor Katsuhiro Otomo, utilizando-se de ferramentas semióticas da teoria de histórias em quadrinhos, bem como abordar aspectos sóciohistóricos na construção da narrativa. A pesquisa usará conceitos postulados por Thierry Groesteen (2015) e Scott McCloud (2005), além de investigar assuntos específicos das produções nipônicas tratados por Alfons Moliné (2004) e Paul Gravett (2006). Já Michel Foucault (2019) e Giorgio Agamben (2007) fornecem embasamento para lançar um olhar à história de Otomo a partir dos elementos biopolíticos, visíveis principalmente através da imagem no mangá. Dessa forma, a partir de uma análise semiótica qualitativa, é discutido como as tecnologias anátomo-políticas influenciam a trama, conduzindo e criando personagens que atuam como reflexos de comunidades presentes na Tóquio ficcionalpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectAkirapt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectMangapt_BR
dc.subjectAkirapt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectBiopoliticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAkira: a semiótica biopolítica no mangá de Katsuhiro Otomopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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