https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13812| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TransmasculinidadeseeducaçaointerfacesentreRiodeJaneiroeMinas.pdf | 3.26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Livro |
| Título : | Transmasculinidades e educação : interfaces entre Rio de Janeiro e Minas Gerais : impasses entre a educação básica e o ensino superior |
| Autor(es): | Franco, Neil Salvador, Nayara Rios Cunha Araújo, Samuel Moreira de |
| Resumo: | Homens transexuais lutam pelo reconhecimento de suas identidades de gênero e passam a ocupar os mais variados espaços sociais, dentre eles as instituições escolares. A Educação Básica e o Ensino Superior foram palco desse processo através das narrativas de dez homens trans, sete fluminenses e três mineiros, que contam os embates enfrentados para fazer valer seu direito à cidadania. O uso do nome social e a utilização do banheiro foram os maiores obstáculos encontrados pelos sujeitos. Com menor incidência, mas não menos importante, a aula de Educação Física e as tensões vivenciadas com o corpo docente, discente e demais segmentos da comunidade escolar também foram vetores de exclusão. Essas experiências escolares nos instigam a compreender que “ser diferente faz a diferença” e coloca em cheque o discurso social tão divulgado de igualdade que ainda está distante de avançar as normativas legais e se configurar como uma prática real. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Transexualidade Gênero (Grupos Sociais) Escolas Universidades |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00030 |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13812 |
| Fecha de publicación : | 2021 |
| Aparece en las colecciones: | E-books EDUFJF |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
